VI Jornada Científica do IOP

A vida do paciente idoso durante e após o tratamento do câncer. Evento reunirá especialistas e vai apresentar novidades em diversos tratamentos e como os profissionais devem estar capacitados para a Oncogeriatria

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) realiza no dia 20 de setembro, quarta-feira, das 7h30h às 16h45, sua VI Jornada Científica, que vai abordar o tema “Paciente idoso: vivendo com e além do câncer”. O evento será realizado no Hotel Sheraton, em Curitiba, e tem inscrições gratuitas. A comissão técnica organizadora do evento conta com a participação dos médicos do IOP, Dra. Rosane do Rocio Johnsson, Dr. Andrea Petruzziello, Dr. João Soares Nunes, Dra. Paula Regia Machado Soares e Dr. Sergio Bruno Bonatto Hatschbach.

De acordo com a oncologista clínica e coordenadora do evento, Dra. Rosane do Rocio Johnsson, abordar o tema oncogeriatria e vida com e além do câncer é de extrema importância, pois os pacientes idosos correspondem a mais de 70% dos casos de câncer no mundo. A população de idosos no Brasil cresce exponencialmente, e a previsão é que ultrapassará a de crianças em 2030, atingindo 41,5 milhões (18%) e chegando a 66,5 milhões (29,3%) em 2050, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os números só tendem a crescer com o aumento da expectativa de vida, que hoje é de 75,5 anos no país. Com o envelhecimento das pessoas existe um aumento da incidência de câncer, na medida em que se vive mais, as pessoas apresentam maior tempo de exposição a agentes cancerígenos e fatores de risco ligados ao estilo de vida.”

Entre os temas que serão abordados durante a VI Jornada Científica destacam-se “Novas alternativas na oncologia: Biossimilares”, com Luiz Henrique de Lima Araújo, Quebrando paradigmas e melhorando resultados na cirurgia oncológica no idoso”, Antônio Cury, “Cardio-oncologia no idoso: prevenindo e tratando”, com o cardiologista e especialista em Cardio-oncologia Sanderson Cauduro, “One-size-fits-all: Seleção de pacientes, tratamento e qualidade de vida, como conciliar?”, com Theodora Karnakis. Haverá, também, um Simpósio Satélite, que debaterá o tema “Câncer de próstata no paciente acima dos 80 anos”, onde serão discutidos temas como cirurgia, radioterapia e hormonioterapia.

“Na VI Jornada do IOP, focaremos em temas que possam auxiliar na individualização das ações terapêuticas direcionadas a pacientes idosos com câncer, tendo em vista os diversos aspectos envolvidos, destacando-se, ainda, a necessidade contínua de estratégias para a assistência aos pacientes no processo de envelhecer e adoecer”, destaca Dra. Rosane do Rocio Johnsson.

Serviço:

VI Jornada Científica do Instituto de Oncologia do Paraná
Data: 20 de setembro (das 7h30 às 16h45) 
Local: Four Points by Sheraton, Avenida Sete de Setembro, 4.211, Batel, Curitiba. 
Informações: http://jornadaiop.com.br ou com a Secretaria Executiva (41) 3022-1247. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.