23/10/2017

29 de outubro: Dia Mundial do AVC

Associação Paranaense de Ciências Neurológicas promove ações para conscientizar a população e orientar sobre a importância da prevenção

O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo e pode acontecer com qualquer um, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A partir de mudanças individuais, defendendo políticas locais e globais para melhorar a saúde para a população, todos podem fazer algo para evitar um AVC.

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e, atualmente, 26 milhões de sobreviventes de AVC vivem com incapacidade permanente. Uma em cada seis pessoas terão AVC durante a vida. Este ano, o foco da Campanha Mundial do AVC e da Campanha Nacional de Combate ao AVC é a PREVENÇÃO. Por isso, a Associação Paranaense de Ciências Neurológicas convoca a todos - indivíduos, famílias, comunidades, profissionais de saúde e governos – a aumentar a conscientização individual e coletiva sobre os fatores de risco para o AVC e a tomarem atitude para preveni-lo. Cerca de 90% dos AVCs estão ligados a 10 fatores que podem ser modificados. Todos têm boas razões para prevenir um AVC e por isso o tema da Campanha é: QUAL É O SEU MOTIVO PARA PREVENIR UM AVC?

O que fazer para prevenir um AVC?

1. Controle a pressão alta
2. Faça exercícios físicos moderados 5 vezes na semana
3. Tenha uma dieta saudável e balanceada (mais frutas e verduras, menos sal)
4. Reduza seu colesterol
5. Mantenha um peso adequado
6. Pare de fumar e evite exposição passiva ao tabaco
7. Reduza ingesta de álcool (homens: 2 doses/dia, mulheres 1 dose/dia)
8. Identifique e trate a fibrilação atrial
9. Reduza seu risco de diabetes, converse com seu médico
10. Aprenda sobre o AVC

Todos nós podemos fazer algo para prevenir o AVC:

* População

1. Conheça o seu risco de AVC baixando o aplicativo gratuito “Riscômetro de AVC” na Apple store ou google play. Baixe também o aplicativo gratuito AVC Brasil e aprenda a reconhecer os sinais de AVC e os hospitais que são Centros de AVC na sua região, além de receber dicas de prevenção.

2. Verifique sua pressão arterial regularmente

3. Converse com seu médico sobre maneiras de reduzir seu risco e prevenir um AVC. Implemente mudanças positivas de estilo de vida e reduza sua exposição à poluição

4. Busque ajuda. Converse com amigos e familiares sobre seus motivos para prevenir AVC e identifique formas de promover mudanças positivas de estilo de vida.

5. Compartilhe seus motivos para prevenir o AVC

Em Curitiba, a APCN terá atividades específicas sob coordenação da Dra. Viviane Flumignan Zétola, Diretora Científica da APCN, com ações na escolas de ensino médio, nesse ano incluindo o Bom Jesus Centro, o Jayme Canet e o colégio Estadual; uma ação no Mercado Municipal no dia 29/10, das 8h30 às 16h, onde haverá mensuração de Pressão Arterial e entrega de folhetos informativos sobre o AVC, bem como profissionais médicos, estudantes e de reabilitação tirando as dúvidas da população.

Como a idéia é educação continuada, haverá participação na Maratona de Curitiba dia 19/11, com as mesmas ações e acompanhado do nosso paciente Marotonista que, atendido no HC em janeiro desse ano, estará participando ativamente contando sua história e correndo.

Fonte: Associação Paranaense de Ciências Neurológicas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios