Médicos Paranaenses pelo Mundo

Objetivo é mostrar a trajetória de profissionais que se lançaram a outros países em busca de conhecimento e para contribuir à Ciência


O Conselho Regional de Medicina do Paraná estreou em seu Portal e demais meios informativos no dia 16 de abril a coluna “Médicos Paranaenses pelo Mundo”, contando um pouco da trajetória daqueles que, realizando seus sonhos, lançaram-se em novos desafios e perspectivas profissionais e pessoais. Trata-se de espaço jornalístico que propõe expor exemplos de confiança e perseverança com personagens reais, saídos do convívio familiar ou médico do Paraná para desbravar novos horizontes, contribuindo para Ciência e para elevar o nome da Medicina. “Afinal, o conhecimento precisa ser compartilhado e propagado e não aprisionado em delimitações, sejam quais forem”, como nos ensina um médico imigrante que fez o caminho oposto para trabalhar e ensinar por aqui.
 
A ideia surgiu como sugestão de conteúdo para a revista Iátrico e ganhou corpo a partir de contato com jovens médicos que deixavam o país em busca de especialização. A interação mostrou universo grande de profissionais dispostos a aprimorar seus conhecimentos e ter proximidade com outras culturas, em especial em países da Europa e também Estados Unidos e Canadá. Também expôs a boa formação, dedicação e capacidade de nossos médicos, aos poucos integrados aos principais centros acadêmicos e de pesquisa do Planeta. Mesmo que a distância da terra natal, enriquecem a Ciência com avanços que serão benéficos à população de hoje e futuras gerações.

O CRM-PR está receptivo a indicações de médicos paranaenses que se encontram em formação ou atuação profissional em outros países e que podem vir a compor a coluna criada. Elas podem ser encaminhadas por e-mail para comunicacao@crmpr.org.br, com formas de contato. Será observada a ordem de indicações. As publicações das entrevistas estão previstas de ocorrer a cada duas ou três semanas e poderão vir a compor conteúdo de livro ou da revista Iátrico, sob autorização dos entrevistados.

PERSONAGENS