Publicações

Neste espaço você encontra a íntegra das publicações editadas pelo CRM-PR desde o início, com o lançamento da revista Arquivos, em 1984. As obras estão disponíveis em formato digital e científico, dando ao leitor a opção de escolha entre ler a íntegra ou cada artigo separadamente.

A decisão de transformar as publicações do CRM-PR para o formato digital se deu após um trabalho de mais de três anos de pesquisa, em observância às tendências nacionais e internacionais e considerando as manifestações favoráveis da maioria do público-alvo. Neste sentido, o Conselho de Medicina do Paraná reformulou sua linguagem de comunicação com os médicos paranaenses, dando prioridade para informações digitais a partir de 2011. A revista Iátrico foi a última que deixou de ter uma edição impressa, passando a ser 100% digital ao final de 2021.

Os formatos digitais utilizados são dois: um no modelo FLIP e outro na versão científica. O formato em FLIP possibilita a leitura das revistas na tela do computador, tablet ou smartphone, passando por todas as páginas como se fosse um livro; salvar ou mesmo imprimir os arquivos. A outra opção de leitura tem como base o software SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), que dá o caráter científico às publicações eletrônicas. O SEER foi desenvolvido pelo Public Knowledge Project da Universidade de British Columbia, no Canadá, em parceria com a Biblioteca da Universidade Simon Fraser, e é o sistema é utilizado mundialmente para construção e gestão de publicações eletrônicas periódicas. Pelo SEER é possível ler cada artigo separadamente. As publicações que têm versões científicas disponíveis são a revista Arquivos, Revista do Médico Residente e Iátrico.
 
Para obter mais informações sobre as publicações ou enviar sugestões de conteúdo, basta entrar em contato com o Departamento de Comunicação do CRM-PR pelos e-mails imprensa@crmpr.org.br ou comunicacao@crmpr.org.br, pelos telefones (41) 3240-4026 | 4047 | 4066 ou pelo whatsapp nos números (41) 9-8405-8366 | (41) 9-9111-8714.