CRM-PR 60 anos: personagens

EM DEFESA DA ÉTICA E DA VALORIZAÇÃO DA MEDICINA
HOMENAGEM AOS PRECURSORES DESTA TRAJETÓRIA


Divulgação em sequência do perfil dos conselheiros pioneiros propõe restaurar um pouco da história do Conselho e do ideário de seus personagens a partir da segunda metade do século passado.

clique para ampliarCRM-PR 60 anos (Foto: CRM-PR)
Na passagem do 60.º aniversário do início de atividades do Conselho Regional de Medicina do Paraná, reconstituímos um pouco desta trajetória publicando o perfil dos conselheiros pioneiros e seus sucessores. Uma forma de reconhecer o trabalho realizado em defesa da ética e da Medicina e, ao mesmo tempo, exaltar esses personagens como exemplos permanentes àqueles que exercem ou que se iniciam na atividade.

Por certo, o resgate da história individual poderá apresentar lapsos e não realçar a extensão do conhecimento, da dedicação e da importância que esses ilustres médicos representam na profissão e no ensino. Assim, novas informações e detalhes poderão ser incorporados a qualquer tempo, dentro das possibilidades que as ferramentas atuais de comunicação permitem, oferecendo ao futuro fontes de consultas mais fidedignas à envergadura das personalidades.

A divulgação em nosso Portal e outros meios será sequencial e tendo como ponto de partida a referência aos integrantes da diretoria provisória do CRM-PR, que inaugurou a etapa de cadastro de médicos que se encontravam em atividade no Estado após a sanção da Lei n.º 3.268, de 30 de setembro de 1957 (que criou os Conselhos), e também o processo eleitoral que permitiu a escolha, pelo voto direto, do primeiro corpo conselhal, empossado no dia 30 de maio de 1959, em solenidade que ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

A prioridade estará focada nos conselheiros pioneiros e nos integrantes das diretorias que se sucederam desde a provisória, formando um total de 12 gestões, com 29 composições diretoras e 21 diferentes presidentes. A eles também se somam os conselheiros efetivo e suplente de cada gestão que representou o Paraná no Conselho Federal de Medicina. Grande parte desses grandes vultos da Medicina Paranaense continua fazendo parte do nosso cotidiano, pois emprestam seu nome a logradouros públicos, como escolas, unidades de saúde, praças, ruas e avenidas. Merecida homenagem pelo legado que deixaram.

O CRM-PR agradece as possíveis correções, informações complementares para os perfis e também fotografias que podem melhor contar a história da autarquia e de seus personagens nestes 60 anos. O envio pode ser feito por e-mail (comunicacao@crmpr.org.br). Contatos com o Departamento de Comunicação pelos telefones (41) 3240-4026, 3240-4066, 3240-7809.

O primeiro perfil publicado é o do Prof. Dr. Milton de Macedo Munhoz (CRM-PR 001). Ele foi o primeiro presidente do CRM-PR (1958-1959), além de ter sido fundador e primeiro presidente da Associação Médica do Paraná e mentor do Hospital de Clínicas da UFPR.

PERSONAGENS

» MILTON DE MACEDO MUNHOZ (CRM-PR 001)
» ERNANI SIMAS ALVES (CRM-PR 143)
» LYSANDRO DE PAULA SANTOS LIMA (CRM-PR 384)
» ABDON PACHECO DO NASCIMENTO (CRM-PR 160)

» BRASILIO VICENTE DE CASTRO (CRM-PR 61)
» IRINEU ANTUNES (CRM-PR 333)
» ADOLFO BARBOSA GÓIS (CRM-PR 471)
» AROLDO MARQUES SARDENBERG (CRM-PR 449)
» ATLANTIDO BORBA CORTES (CRM-PR 35)

» GASTAO PEREIRA DA CUNHA (CRM-PR 184)
» JOAO DIAS AYRES (CRM-PR 476)
» MÁRIO BRAGA DE ABREU (CRM-PR 458)
» ORLANDO MALUCELLI MORO (CRM-PR 294)
» ARNALDO MOURA (CRM-PR 23)
» HEINZ HUCKER (CRM-PR 490)
» CARLOS CUNHA (CRM-PR 119)
» PLÍNIO DE MATTOS PESSOA (CRM-PR 367)
» AMÍLCAR GIGANTE (CRM-PR 52)
» RAUL INFANTE LESSA (CRM-PR 463)
» NEY REGATTIERI DO NASCIMENTO (CRM-PR 318)
» CARLOS DA COSTA BRANCO (CRM-PR 459)
» RUY NORONHA MIRANDA (CRM-PR 254)
» ADYR SOARES MULINARY (CRM-PR 354)
» HAROLDO TREVISAN BELTRÃO (CRM-PR 214)
» LUIZ FERNANDO BITTENCOURT BELTRÃO (CRM-PR 212)
» JOÃO VIEIRA DE ALENCAR (CRM-PR 27)
» PEDRO EMÍLIO CERQUEIRA LIMA NETO (CRM-PR 109)
» ISEU DE SANTOS ELIAS AFFONSO DA COSTA (CRM-PR 348)
» ANCHISES MARQUES DE FARIA (CRM-PR 219)
» ROALDO AMUNDSEN KOEHLER (CRM-PR 324)