23/11/2017

Acervo digital de publicações no Portal reúne mais dois livros

Confira: Concurso Literário Médicos do Paraná 2017 e O caminho do diálogo, que desperta para a Bioética

O Conselho Regional de Medicina do Paraná disponibiliza em seu Portal as versões digitais mais duas obras entre as publicações. “Concurso Literário Médicos do Paraná 2017”, reúne poesias e prosas da segunda edição do certame promovido por CRM, AMP, Academia de Medicina e Sobrames, enquanto “O caminho do diálogo: proporcionando a vivência da Bioética no ensino fundamental” é uma obra ímpar, fruto de experiência de alunos e professores exposta durante o XI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em Curitiba em setembro de 2015. Ao juntar os livros ao seu acervo, o Conselho fortalece sua contribuição ao enriquecimento da cultura e conhecimento, buscando alcançar não somente os médicos e estudantes de Medicina, mas a própria sociedade. Recém-lançados, merecem leitura e reflexão.

O livro Concurso Literário Médicos do Paraná 2017 foi lançado na segunda quinzena de outubro, em meio às comemorações da solenidade do Dia do Médico e também com a premiação dos vencedores. Ao todo são foram 126 médicos ou estudantes de Medicina participantes do concurso com até dois trabalhos, de poesia e prosa, totalizando duas centenas de obras, distribuídas nas 338 páginas do livro, no formato tradicional, em cores. A versão de 2016 também está disponível no Portal, a exemplo de outras obras como “João em Pessoa”, “Iátrico em Perspectiva”, “Jaculatórias” e “Dignificando a Medicina”. Também podem ser acessadas as revistas Iátrico e Arquivos, o Jornal do CRM-PR e manuais.

clique para ampliarclique para ampliarLivros disponíveis no Portal. (Foto: CRM-PR)

Para o coordenador do concurso e do livro, Sérgio Pitaki, a quantidade de trabalhos apresentada e a qualidade dos textos encontrada no livro não deixa dúvidas de que o concurso consolidou-se como um dos grandes eventos culturais da classe médica no ano. “E isso nos motiva a ampliá-lo, abrir espaço para outras formas de expressão, dar espaço para o médico expor seus talentos e seus sentimentos”, disse. O livro tem a apresentação dos presidentes das entidades. A comissão julgadora dos trabalhos deste ano foi formada pelos Drs. Roberto Carneiro, da Academia, Marcelo Salomão, da AMP, e Marília Cristina Milano Campos de Camargo, conselheira representante do CRM-PR e que também é diretora de produção cultural.

Os premiados

Na modalidade poesia, o primeiro lugar ficou com médica Ligia Calina Renuncio, de Curitiba, com o poema “Invenção”. Já “M de Mulher”, da ginecologista Laura Lúcia Martins Teixeira, ficou com a segunda colocação, e a neurologista Valéria Cristina Scavasine, com “Soneto Científico”, foi a terceira.
Na categoria prosa, houve um empate no primeiro lugar: o cardiologista, pneumologista e geriatra Gilmar Mereb Chueire Calixto, autor de “Peteleco, o palhaço sem máscara”, e o pediatra Carlos Homero Giacomini, com “Mundo Líquido”, dividiram a primeira posição. O segundo lugar foi para o Dr. Reginaldo Werneck Lopes, autor de “O pecado é antigo”, enquanto “Por partes”, de autoria do Dr. João Bosco Strozzi, foi o terceiro colocado.

Caminhos do Diálogo

A obra “Caminho do Diálogo” teve como organizadores Marta Luciane Fischer, docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR e coordenadora do Comitê no Uso de Animais da mesma universidade, e Gerson Zafalon Martins, médico, segundo presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Paraná, do qual foi também presidente. O lançamento da obra ocorreu durante o XII Congresso Brasileiro de Bioética, ocorrido no final de setembro, em Recife (PE).

A apresentação da obra coube ao presidente do CFM, Carlos Vital, e o prefácio à Profª Regina Parizi, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. O posfácio é do Prof. Mário Antônio Sanches, coordenador do Programa de Bioética da PUCPR. São 226 páginas, com 16 capítulos, a começar por artigo especial dos organizadores, que é reflexivo: “Bioética é assunto de criança?”. A ideia do caminho foi fornecer ao estudante a oportunidade de reviver o processo de ensino-aprendizagem adotado pelo filósofo grego Aristóteles, denominado “peripatético”. Também permitiu aos professores, no diálogo com os alunos, ver a outra face do conhecimento, das possibilidades, das opiniões. A obra se desdobra em análises das “árvores da vida”, pontuando aí a espiritualidade, a família, a segurança alimentar, a qualidade de vida, os recursos naturais, a vulnerabilidade, as pesquisas com humanos e animais, a educação e a biotecnologia.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios