13/07/2018

Alerta sobre redução de leitos repercute nos meios de comunicação e redes sociais

Representante do Paraná no CFM, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Panorama, da TV Cultura

clique para ampliarclique para ampliarDr. Donizetti concedeu entrevista nesta quinta, 12 de julho. (Foto: Reprodução)

O levantamento sobre a redução acentuada de oferta de leitos hospitalares no sistema público de saúde, divulgado esta semana pelo Conselho Federal de Medicina, teve grande repercussão nos meios de comunicação e nas redes sociais, por retratar a falta de prioridade, o subfinanciamento e o desabastecimento assistencial que aflige a população. Em apenas oito anos, o Brasil viu sua capacidade de internação cair 10,19%. No mesmo período, o Paraná perdeu 7,75% dos seus leitos, contrastando com o aumento populacional e os recrudescimento de doenças que há muito pareciam sob controle e que vêm lotando os serviços de saúde.

O alerta do CFM e dos Conselhos de Medicina vem em reforço a outros estudos recentes, que expõem o mesmo cenário de dificuldades assistenciais. Chama a atenção dos atuais gestores e também da sociedade, que neste momento de transição política deve exercer o seu papel de cobrança de políticas públicas de saúde. Na comunidade médica, amplia igualmente a convocação de aderência à apartidária Frente Parlamentar da Medicina, que projeta maior vigor as discussões e decisões no âmbito do Congresso Nacional.

Na ampla divulgação do assunto nos meios de comunicação, vários conselheiros concederam entrevistas analisando as origens e as consequências da diminuição de leitos hospitalares. O conselheiro estadual e também federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, dentre as várias entrevistas concedidas, participou do Programa Panorama, da TV Cultura, na quinta-feira, 12 de julho. Confira a íntegra da entrevista: