30/05/2018

Aos médicos e à sociedade

CRM-PR manifesta seu apoio e reconhecimento ao esforço de todos que foram solidários na tentativa de minorar e superar os problemas na atenção à saúde de nossa população sob o reflexo do movimento paradista do transporte rodoviário

O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta apoio e o reconhecimento ao esforço empreendido pelos médicos, demais profissionais de saúde e de outros setores, todos solidários na tentativa de minorar e superar os problemas na atenção à saúde de nossa população sob o reflexo do movimento paradista do transporte rodoviário.

O desabastecimento de insumos, de medicamentos, de gêneros alimentícios, de higiene e limpeza, somados a outros tantos transtornos, como de impedimento do fluxo de pessoal para os postos de trabalho e até do transporte de pacientes, impôs elevado grau de dificuldade para os serviços de saúde públicos ou privados prestarem assistência com a necessária segurança.  Mesmo assim, o verdadeiro mutirão que se formou permitiu o controle das situações de urgência e emergência.

Há de se lamentar que muitos atendimentos deixaram de ser prestados, como o cancelamento de cirurgias eletivas em muitos hospitais, em prejuízo a pacientes que muitas vezes passaram meses em espera. A mesma angústia alcançou elevado número de outros pacientes e seus familiares em busca de consultas, de exames de diagnóstico ou de tratamentos contínuos.

O setor de saúde há muito vive uma situação crítica, com distorções em financiamento, gestão e planejamento que impactam no abastecimento assistencial da população. A fragilidade desse complexo pode ser medida pelos efeitos do atual impasse, que, contudo, deve ser superado com diálogo, prudência e responsabilidade, sempre sob os interesses maiores da Nação e de seu Povo. A vida e a cidadania não devem nunca ser apequenadas e muito menos servir de instrumento de barganha.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios