17/01/2018

Atenção: comunicado à classe médica

CRM-PR reitera sua posição de defesa de ensino médico de qualidade para melhor formação profissional

O Conselho Regional de Medicina do Paraná reitera à classe médica que mantém sua posição contrária à indiscriminada abertura de escolas médicas e/ou aumento de vagas em algumas Faculdades de Medicina já existentes, quando não oferecerem estrutura física e corpo docente qualificados à boa formação de futuros médicos.

Lamentavelmente, têm se mostrado inócuas as inúmeras tentativas feitas pelo Conselho Federal de Medicina e suas filiadas estaduais, junto aos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de sustar esta despropositada política de ensino. A preocupação de nossas entidades, enquanto fiscalizadoras e normatizadoras da prática médica, é primordialmente com a excelência da futura assistência oferecida à população.

Continuarão a receber a nossa aprovação e incentivo as Escolas Médicas que baseiam seus ensinamentos teóricos e práticos em metodologias de ensino reconhecidamente eficazes, com mestres academicamente preparados, com estruturas físicas que possibilitem aos alunos práticas específicas e constantemente supervisionadas, além de oferecer possibilidade de pesquisas e demonstrem, acima de tudo, comportamentos éticos exigidos pela profissão.

Este Conselho ratifica, por fim, o seu compromisso de, com apoio dos médicos - sobretudo os docentes - e também dos futuros médicos, continuar contribuindo para que a formação técnica e ética ofertada atenda aos anseios da sociedade do melhor na atenção à sua saúde.

Janeiro de 2018.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ