15/03/2018

Biografia da Dra. Zilda Arns será lançada nesta 5ª em Curitiba

Livro escrito por Ernesto Rodrigues resgata história da médica que batalhou pela redução da mortalidade infantil

Será lançada em Curitiba nesta quinta-feira (15), a biografia da médica e sanitarista paranaense Zilda Arns Neumann. O evento será na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, às 19h30. Escrito pelo jornalista Ernesto Rodrigues, o livro narra a trajetória completa da doutora, da infância em Forquilhinha (SC) à sua atuação na Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Zilda Arns, mais de 50 anos dedicados à medicina. (Foto: Arquivo)

A trajetória de Zilda Arns foi marcada por sua humanidade e cuidado com o outro. Essa característica a acompanhou até o fim, quando morreu vítima de um terremoto durante missão humanitária no Haiti, em 2010. A médica contribuiu para a redução da mortalidade infantil no Brasil e pela melhoria da condição de vida de milhares de crianças e gestantes em diversos países.

Essa luta, da qual foi protagonista, rendeu a ela reconhecimento mundial: por três vezes foi indicada ao Nobel da Paz. No Paraná, em homenagem ao seu trabalho e lições de solidariedade, a Dra. Zilda (CRM-PR 1081) recebeu duas grandes honrarias do Conselho Regional de Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Zilda, na graduação pela UFPR em 1959. (Foto: Arquivo)

A primeira foi em 2000, quando foi condecorada com a Medalha de Lucas ‑ Tributo ao Mérito Médico, a mais elevada comenda dirigida a médicos que se destacaram em causas sociais e humanitárias. A outra veio em 2009, ano em que foi homenageada com o Diploma de Mérito Ético-Profissional e Estatueta da Medicina, por ter completado 50 anos de formada com atenção aos princípios hipocráticos.

A Dra. Zilda Arns hoje empresta o nome ao Hospital do Idoso, de Curitiba. O Museu da Vida, na sede da Pastoral da Criança em Curitiba, foi inaugurado no final de 2014 em homenagem à médica. O Memorial Dra. Zilda Arns faz parte do museu, que é aberto à visitação.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios