21/09/2018

Cirurgia plástica: é possível fazer mais de uma ao mesmo tempo?

Membro da Câmara Técnica do Conselho esclarece o assunto e aponta os principais riscos da simultaneidade de procedimentos

A simultaneidade de procedimentos cirúrgicos é uma das dúvidas mais comuns no âmbito da cirurgia plástica. A fim de conseguir um resultado mais completo, passar por um período de recuperação único e otimizar o tempo, muitos pacientes têm o desejo de realizar mais de uma operação no mesmo dia, como por exemplo o implante de silicone e a abdominoplastia.

O cirurgião plástico Rogério Bittencourt explica que é possível, sim, realizar mais de uma operação ao mesmo tempo, desde que alguns pontos sejam observados. “Depende muito das condições do paciente e do porte da cirurgia. A idade do paciente também é um fator a ser considerado, pois quanto mais avançada, maior é o risco de complicações. Uma possibilidade maior de sangramento devido a duas cirurgias de grande porte deve ser evitada. Hoje em dia é inconcebível necessitar transfusão sanguínea em cirurgia plástica.”

Operar a mama para colocação de implante de silicone e o abdômen, por exemplo, que é uma das combinações mais pedidas pelas pacientes, pode ser realizada caso não necessite grandes descolamentos.

“O tempo de cirurgia muito prolongado também é um dos fatores de risco para trombose venosa e deve ser evitado, principalmente se existirem outros fatores como reposição hormonal, vida sedentária e tabagismo", esclarece o especialista, que integra a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

“O médico precisa avaliar individualmente cada caso, para definir se é recomendável ou não fazer mais de um procedimento ao mesmo tempo. Caso seja feito, o paciente também precisa ter em mente que a sua recuperação será mais demorada, reforça.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios