06/07/2007

Comissão de Saúde do Médico promove evento sobre Tabagismo em agosto

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais. Para tratar do assunto, integrantes da Comissão de Saúde do Médico do CRM-PR decidiram promover em agosto o evento "Tabagismo entre médicos - Qual é a realidade? Como enfrentar?".

O evento será realizado no dia 11, das 9 às 11h, no auditório do CRM-PR, em Curitiba, e será transmitido por videoconferência para o auditório da Regional de Maringá. A primeira palestra, cujo tema é "Tabagismo entre médicos: aspectos gerais e visão da situação regional", será ministrada pelo pneumologista paranaense, membro titular da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira, presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, Jonatas Reichert. Em seguida, o pneumologista do Inca (MS), Ricardo Henrique Sampaio Meirelles (RJ), também integrante da Comissão de Tabagismo da AMB e do CFM e membro titular da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, abordará o tema "Tabagismo entre médicos: visão da situação nacional e internacional".

Após as palestras haverá ampla discussão sobre o assunto, com sugestões para abordagem do problema. O evento é aberto a todos os médicos, tabagistas ou não, diretores de hospitais e clínicas do Paraná, presidentes e participantes da AMP e das Sociedades de Especialidade.

Este é o II Ciclo de Palestras da Comissão da Saúde do Médico, o primeiro ocorreu em abril e trouxe à Curitiba um dos mais reconhecidos e renomados especialistas em Saúde do Médico do país, o psiquiatra e professor Ronaldo Laranjeira. Com o objetivo de criar um programa de estímulo ao médico a cuidar de sua própria saúde e auxiliar aqueles que necessitam de reabilitação, especialmente os dependentes químicos, mais de 50 pessoas estiveram reunidas no auditório do Conselho em Curitiba. Laranjeira ministrou palestra apresentando a Rede de Apoio ao Médico dependente químico mantida pelo Conselho de Medicina do Estado de São Paulo e analisou casos clínicos.

Site está no ar

A intenção da Comissão é promover ampla campanha que se projeta para ações preventivas ou mesmo de tratamento e reabilitação dos profissionais. Para tanto, criou uma página na internet (www.crmpr.org.br/saudedomedico) com o intuito de ramificar a conscientização de que se o médico não estiver com o domínio de sua saúde - física ou mental -, não estará em condições para emprestar o melhor de si em atenção aos seus pacientes, com os quais está comprometido o tempo todo. Além disso, pretende contar com a participação solidária dos médicos, estejam eles em dificuldade ou não, para enviar sugestões, críticas, artigos e dicas sobre cuidados que o profissional deve ter em seu cotidiano, prevenindo-se de doenças ou minimizando as situações de risco para elevar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Ainda em fase de construção, o site já possui espaço com links de entidades com o mesmo propósito, dicas de saúde, artigos, agenda com calendário de reuniões da Comissão (das quais os médicos podem participar) e espaço interativo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios