08/10/2018

Eleitos no Paraná os candidatos apoiados pelo Instituto Brasil de Medicina

Professor Oriovisto vai ocupar cadeira no Senado e Ducci, Leprevost e Lupion estarão na Câmara; eles firmaram compromisso de atuar no Parlamento em defesa das causas médicas e da saúde. Governador Ratinho Jr. também foi eleito com aval da classe médica

Foram eleitos no Paraná os quatro candidatos apoiados pelo Instituto Brasil de Medicina por terem aderido aos propósitos da Frente Parlamentar da Medicina e às causas defendidas pelas entidades médicas. O professor Oriovisto Guimarães (Podemos) foi o mais votado e ficou com a primeira vaga para o Senado Federal. O médico Luciano Ducci (PSB), que buscava a reeleição, e ainda os deputados estaduais Ney Leprevost (PSD) e Pedro Lupion (DEM), todos postulantes à Câmara Federal, receberam quase 100 mil votos cada um e estarão entre os 30 representantes do Paraná naquela casa legislativa em 2019.

Além de Luciano Ducci, outros 26 médicos concorreram nas eleições deste ano. Tercílio Turini, da região de Londrina e que firmou compromisso com o IBDM em defesa também das causas médicas, foi reeleito para a Assembleia Legislativa do Paraná, juntamente com o Dr. Batista, da região de Maringá. Outros médicos tiveram votações significativas para os legislativos federal e estadual, mas não foram eleitos.

O IBDM foi fundado este ano com o objetivo de dar sustentação à campanha pela Frente Parlamentar de Medicina. É apartidário e se empenhou nas eleições de 2018 apoiando candidaturas de postulantes ao Congresso que aderiram às reivindicações apresentadas a partir do XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas – ENEM 2018, realizado no final do mês de maio em Brasília e que marcou a reunificação do movimento médico. O endosso de candidaturas em todo o País não focou exclusivamente em profissionais médicos, mas àqueles com viabilidade e determinação política para dar sustentação à Frente Parlamentar, com expectativa de se eleger pelo menos dois representantes por Estado.

Um dos fundadores do Instituto e representante da Sociedade de Ortopedia, o Dr. Luiz Carlos Sobania exaltou o feito alcançado pelo Paraná, que conseguiu emplacar todos os quatro candidatos que em oportunidades diferentes, neste segundo semestre, estiveram na sede da Associação Médica do Paraná para assinar o termo de compromisso extraído do ENEM 2018, que, entre outros pleitos, defende a moratória na abertura de escolas médicas, a efetiva e periódica fiscalização dos cursos médicos, a revisão das distorções no acesso aos programas de residência médica, a criação da Carreira de Estado dos médicos no serviço público e a emergencial revisão das remunerações da Tabela de Valores de Procedimentos e Honorários Médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), preferentemente baseados na CBHPM.

Dr. Sobania, que também é membro nato do CRM-PR, por ter sido seu presidente, destaca que além da representatividade que o Paraná terá no Congresso Nacional, no debate de leis que interferem na atenção à saúde da população, será importante a condução política no âmbito do executivo estadual, considerando que o governador eleito, Ratinho Junior, igualmente recebeu o apoio do grupo formado na Associação Médica do Paraná e Sociedades de Especialidade após celebrar compromisso com a pauta de reivindicações da classe médica. De acordo com o futuro governador, as instituições médicas terão voz ativa na discussão e fixação das políticas públicas de saúde. Para o Dr. Sobania, os médicos paranaenses foram receptivos à mobilização em torno de nomes que poderão formar uma base parlamentar sólida no Congresso.

O Conselho de Medicina do Paraná enaltece o respeito ao processo democrático, que funcionou dentro da normalidade, e aproveita para cumprimentar todos os participantes desta etapa, sejam candidatos eleitos ou não, sejam eleitores que cumpriram a sua missão cidadã de forma ordeira e pacífica.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios