23/05/2018

Estão abertas as inscrições para Exame de Proficiência em Oncologia Clínica

Profissionais com formação e experiência comprovadas na área têm até o dia 19 de junho para se candidatar

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) abriu as inscrições para o primeiro exame de proficiência em Oncologia Clínica. Os aprovados nos testes, que incluem análise curricular e de documentação comprobatória sobre formação, atuação e experiência do candidato, serão os primeiros profissionais do Brasil a ter Título de Especialista em Oncologia Clínica - área reconhecida como especialidade médica pela Comissão Mista de Especialidades em julho de 2017.

Os interessados deverão preencher formulário no site da Fundação Vunesp, pagar a taxa de inscrição via boleto bancário e enviar a documentação comprobatória por Correios, com data de postagem até 19 de junho (clique aqui para se inscrever e acessar o edital completo).

De acordo com o presidente da SBOC, Dr. Sergio D. Simon, o Título de Especialista é um reconhecimento para os profissionais como oncologistas clínicos. "O exame de proficiência é diferente dos outros, sendo uma oportunidade única para quem já tem formação e experiência obter o título com o conceito moderno de Oncologia Clínica, que é muito mais específico do que o antigo de Cancerologia", ressalta. "A SBOC está organizando esse exame de proficiência ciente de sua responsabilidade, a partir de agora, sobre a qualidade profissional dos especialistas titulados no Brasil”.

Quem pode se candidatar

O exame de proficiência destina-se aos médicos com formação e experiência comprovadas em Oncologia Clínica, que queiram obter título de especialista na área e não tenham Título de Especialista em Cancerologia (TECA). Além de possuir registro regular no Conselho Regional de Medicina da Unidade Federativa onde atua, os pré-requisitos para se inscrever são ter concluído programa de residência médica em Cancerologia/Oncologia Clínica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou ter, no mínimo, seis anos de experiência.

Médicos que já possuam o TECA e queiram o Título de Especialista em Oncologia Clínica, podem enviar e-mail para Renan.Clara@sboc.org.br com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do exame de proficiência.

A SBOC passará os nomes dos solicitantes à Associação Médica Brasileira (AMB), que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB, atualmente R$ 550.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios