31/07/2018

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Atlântido Borba Côrtes (CRM-PR 35)

Presente na formação de gerações de médicos, integrou o primeiro grupo de conselheiros e de médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional

Atlântido Borba Côrtes (CRM-PR 35) virou professor da UFPR pouco depois de se formar em Medicina pela mesma instituição, em 1934. Lá, marcou a vida de gerações de médicos paranaenses: foi homenageado por 17 turmas de formandos, duas delas como patrono. Além disso, também foi Diretor de Clínica Médica, Diretor da Faculdade de Medicina da Federal e vice-reitor da Universidade.

O vasto currículo do Prof. Atlântido também inclui a presidência da Associação Médica do Paraná e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – cargo que exerceu durante três mandatos –, além de compor o primeiro quadro de conselheiros eleitos para o CRM-PR, há 60 anos. Mas não para por aí.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Atlândido com a esposa, em entrevista em sua casa. (Foto: Arquivo)

Em 1936, passou em concurso para médico do Exército, o que mais tarde lhe possibilitou ser condecorado com a Medalha Esforço de Guerra pelo Governo Brasileiro. Membro fundador da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Diabetes, também fundou a Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas.

Por ocasião do Dia do Médico de 2011, várias homenagens foram feitas ao Dr. Atlântido, inclusive no Conselho de Medicina, onde foi representado pela esposa, D. Mariquita. Dias depois, em 29 de outubro, o então conselheiro Ehrenfried Wittig fez visita ao ilustre professor, de quem também foi aluno. Na oportunidade, o casal ‑ que não teve filhos ‑ fez a doação de parte de seu acervo de livros, objetos e documentos, incluindo a tese “Alguns aspectos do bócio endêmico”, que em 1949 garantiu o primeiro lugar ao médico como Professor Catedrático de Clínica Médica. O acervo foi incorporado ao Museu da História da Medicina do Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Atlântido Borba Côrtes. (Foto: Arquivo)

Ele compôs o primeiro grupo de conselheiros, empossado em 30 de maio de 1959 para cumprir mandato até 1963. Também fez parte do primeiro grupo de médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, em 1986, por ter mais de 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar.

O Dr. Atlântido nasceu em Curitiba em 22 de outubro de 1911. Faleceu na capital paranaense em 10 de abril de 2014, aos 102 anos de idade. A esposa D. Mariquita, com quem esteve casado por mais de 70 anos, também faleceu logo depois.

O eminente professor era irmão do também médico Dr. Hélenton Borba Côrtes (CRM 724) e do advogado e deputado estadual e federal Divonzir Borba Côrtes, um dos fundadores da Faculdade de Direito de Curitiba), também falecidos.

O Dr. Hélenton, irmão mais novo, formou-se em Medicina em 1946 e teve papel relevante no desenvolvimento da cidade de Maringá, onde chegou em abril de 1951, sendo responsável pela instalação do Posto de Higiene e, depois, teve atuação decisiva para construção definitiva do Centro de Saúde de Maringá. Na década de 50 ainda foi redator do Jornal de Maringá e professor de ciências naturais no Ginásio de Maringá. Faleceu em 8 de fevereiro de 1988.

clique para ampliarclique para ampliarFicha de registro do professor no CRM-PR. (Foto: Reprodução)
O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.
Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios