24/10/2018

Lançado livro com obras do Concurso Literário Médicos do Paraná 2018

Anúncio dos vencedores do certame nas modalidades poesia e prosa ocorreu durante solenidade na AMP, uma das instituições realizadoras ao lado do CRM-PR, Academia e Sobrames

Na solenidade comemorativa do Dia do Médico realizada na noite de sábado (20), na Associação Médica do Paraná, ocorreu a premiação dos vencedores do Concurso Literário Médicos do Paraná 2018. Nesta terceira edição do certame foram apresentados 135 trabalhos para concorrer em duas categorias. Na de poema, o vencedor foi o Dr. Aurélio Marcos Ribeiro, dermatologista de Curitiba e autor da obra “Chegou a tua hora”. “Homem estátua”, de autoria do Dr. Richard Handerson Mendes Duarte, ginecologista em Curitiba, ficou com o segundo lugar, cabendo o terceiro ao poema “Expectativa do ofício”, da sextanista de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Suelen dos Santos Henrique.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Sérgio PItaki, coordenador, fez o anúncio dos vencedores do concurso. (Foto: AMP)

Na categoria prosa, o ginecologista de Apucarana, Dr. Ribamar Leonildo Maroneze, ficou em primeiro lugar com “O conto de Ícaro”. Raquel Lautenschlager Santana Proença, psiquiatria da área de infância e adolescência em Maringá, foi premiada em segundo lugar com “O miserável”. O psiquiatra de Cascavel, Dr. Edu Giacomini, foi o autor de “Insônia”, premiado em terceiro lugar. O concurso é iniciativa do CRM-PR, AMP, Academia Paranaense de Medicina e Sobrames-PR, tendo a coordenação do Dr. Sérgio Pitaki. A comissão julgadora teve entre os participantes o Dr. Gerson Zafalon Martins, representando o Conselho de Medicina. A solenidade coincidiu com o “Dia do Poeta”, comemorado em 20 de outubro. Parabéns a todos os participantes. O conteúdo reunido em livro, com arquivo digital a ser disponibilizado no Portal do CRM-PR, é de elevada qualidade.

O livro de 272 páginas traz na abertura mensagens dos presidentes do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; da AMP, Nerlan de Carvalho; da Academia de Medicina, Avelino Ricardo Hass; e da Sobrames-Paraná, Sérgio Pitaki, além de um acróstico do atual vice-presidente do Conselho, Wilmar Mendonça de Carvalho, que dirigiu a instituição até 30 de setembro último. Na parte final da obra também há mensagem do presidente da Universidade Corporativa da AMP, José Fernando de Macedo. Há apresentação de todos os autores e as suas poesias e prosas, por ordem de recebimento pela comissão organizadora. Ainda enriquece o conteúdo orientação para confecção de origamis, cujas imagens ilustram o livro.

Tendo o Conselho de Medicina como editor e o Dr. Sérgio Pitaki como coordenador, o livro teve a participação de Letícia Ferreira/Vicente Design na diagramação e arte de capa e Caibar Pereira Magalhães Júnior na revisão. A qualidade na publicação foi destacada entre os dirigentes das instituições médicas. O arquivo digital está disponível no Portal do CRM-PR. O livro físico teve tiragem restrita, com encaminhamento para os participantes, para escolas médicas, centros acadêmicos e outros locais de fomento da cultura e arte.

Você pode ler o livro na íntegra neste link.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios