08/03/2018

Livro sobre ex-ministro da Saúde será lançado em Curitiba

Obra reúne seleção de discursos e artigos do médico Luiz Carlos Borges da Silveira

clique para ampliarclique para ampliarConvite. (Foto: Divulgação)

Está marcado para o dia 21 de março o lançamento do livro “Era o que tinha a dizer…”, no Solar do Rosário, em Curitiba. A obra reúne discursos e artigos do médico paranaense e ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira. O material foi organizado por sua esposa Maria Inês Pierin Borges da Silveira.

Nascido na Lapa (PR), Borges da Silveira (CRM-PR 1564) se formou em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964. Foi médico-chefe do 7.º Distrito Sanitário da SESA, na região Sudoeste, de 1965 a 1970, e diretor administrativo e financeiro da Policlínica Pato Branco. Dedicou-se à Medicina até 1995, quando suspendeu as atividades para atuação exclusiva na política e, depois, na educação. Ele é membro honorário da Academia Paranaense de Medicina.

O ingresso na vida pública começou em 1976, como vice-prefeito de Pato Branco. Dois anos depois se tornaria deputado federal -- cargo que exerceu durante três mandatos. Mais tarde, no governo José Sarney, o médico ocupou o posto de Ministro da Saúde (1987-1989). Entre suas ações à frente do Ministério, está a instituição do controle do sangue utilizado em transfusões (com a exigência de exame dos doadores), a criação da rede de hemocentros e inserção obrigatória nos maços de cigarro da frase “Fumar é prejudicial à saúde”. Também foi na sua gestão que foi lançada a denominação “Zé Gotinha” para símbolo da vacinação no Brasil.

Após deixar de lado as funções públicas, Luiz Carlos Borges da Silveira passou a atuar como empresário no ramo educacional. Desde 1999, atuou na implantação de sete faculdades, entre elas a Faculdade da Lapa (Fael) e a Faculdade de Cascavel (Fadec). Além disso, é criador e diretor-presidente do Sistema Educacional Eadcon, uma instituição que foca na capacitação pelo ensino a distância, presente em 27 estados.

Sobre a organizadora

Maria Inês Pierin Borges da Silveira também nasceu na Lapa (PR). Ela é formada em História da Arte. Além de “Era o que tinha a dizer…”, escreveu dois outros livros. “Viver com elegância não é difícil” (2009), um manual de etiqueta e comportamento, e “Lapa, Tropas e Tropeiros: Caminhos da História” (2006), que retrata a história e as tradições da região com foco no Tropeirismo e na Revolução Federalista. Ela integra a Academia de Cultura de Curitiba e Academia de Letras de Pato Branco.

Serviço:
Lançamento do livro “Era o que tinha a dizer… Discursos e artigos de Borges da Silveira”
Data: 21 de março de 2018
Horário: das 17h às 20h
Local: Solar do Rosário - Rua Duque de Caxias, 04 - Largo da Ordem, Curitiba.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios