06/08/2018

Médica e vereadora, Maria Leticia Fagundes se posiciona contra abertura de novas escolas médicas

Assunto foi tema de pronunciamento realizado no plenário da Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta segunda, 6 de agosto

A abertura indiscriminada e sem critério de novas faculdades de Medicina no país e, especialmente, no estado do Paraná, foi tema de pronunciamento da médica e vereadora de Curitiba, Dra. Maria Leticia Fagundes, na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto.

A manifestação foi feita durante sua fala em sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Curitiba, fazendo eco à contrariedade já expressa pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que vê com preocupação a qualidade do ensino teórico e prático em escolas sem a devida estrutura.

"Isto é uma loucura para o segmento da Medicina. Que médicos estamos formando nessas faculdades? É importante que a população saiba, que a sociedade tenha consciência que a expansão territorial de cursos médicos está longe de assegurar a qualidade”, alertou a vereadora, que também é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Ela citou, ainda, levantamentos feitos pelo Conselho Federal de Medicina sobre o tema, como um divulgado recentemente e que apontou queda no número de leitos do SUS, os quais devem existir em número mínimo por aluno para viabilizar a prática do internato nos dois últimos anos de faculdade.

“A falta de qualidade nos serviços é um motivo para aumento dos questionamentos contra os profissionais médicos, não vejo nessa decisão uma decisão responsável, pelo contrário, é uma decisão politiqueira”, encerrou.

Confira trecho do pronunciamento:


Livro

No dia 25 de julho a Dra. Maria Leticia esteve na sede do CRM, em Curitiba, ocasião em que doou cópia de seu livro “Dúvidas Femininas do Século XXI” à biblioteca do Conselho. Nas eleições de 2018 será postulante a uma vaga no legislativo estadual.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios