06/03/2018

Nota de pesar: Prof.ª Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Esposa do cardiologista Hélio Germiniani e mãe do neurologista e intensivista Francisco Germiniani, ela participou da fundação da Sociedade Brasileira da História da Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da Professora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, esposa do ex-conselheiro do CRM-PR Dr. Hélio Germiniani e mãe do neurologista e intensivista Dr. Francisco Manoel Branco Germiniani. Ela faleceu nesta terça-feira (6) em sua residência em Curitiba, aos 80 anos. O corpo será velado das 21h à meia-noite desta terça e a partir de 9h de quarta (7), no Cemitério Parque Iguaçu, onde ocorrerá o sepultamento às 17h.

Doutora em Bioquímica, livre-docente e catedrática de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, foi a primeira mulher catedrática em um Curso de Medicina Veterinária no Brasil. Foi a única representante do Paraná na Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Seu vasto currículo inclui a participação na fundação da Sociedade Brasileira de História da Medicina (1996), compondo ainda a Academia Paranaense de Letras, o Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Academia de Cultura de Curitiba. Era personalidade destacada da sociedade curitibana.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Clotilde, em homenagem do Dia da Mulher de 2010, na Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária. (Foto: Arquivo)

A diretoria do CRM-PR expressou suas condolências à família e exaltou o grande legado que ela deixa enquanto expressiva liderança feminina, merecendo especial deferência na passagem do Dia Internacional da Mulher. Ela tinha ativa participação nas atividades sociais da Academia Paranaense de Medicina, acompanhando o marido, o cardiologista Hélio Germiniani, que além de acadêmico titular também foi seu presidente e integra a diretoria. Prestes a completar 50 anos de graduação em Medicina, o Dr. Hélio já foi conselheiro do CRM-PR e seu vice-presidente.

Currículo

Abaixo, o currículo da Prof.ª Clotilde, publicado quando de sua posse na Academia de Letras:

"Clotilde de Lourdes Branco Germiniani nasceu em Itaqui (RS), em 15 de janeiro de 1938, filha de Manoel Lourenço Branco e Maria de Lourdes Branco. Radicada em Curitiba desde a infância. É casada com Hélio Germiniani e mãe de Francisco Manoel Branco Germiniani, ambos médicos. Cursou o primário na Escola de Aplicação da Escola Normal de Curitiba e no Grupo Escolar Professor Cleto, o ginasial no Instituto de Educação e o científico no Colégio Estadual do Paraná. É diplomada em Veterinária pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná (1959). É doutora em Bioquímica, livre-docente e catedrática de Fisiologia da UFPR. Foi a primeira mulher catedrática em um Curso de Medicina Veterinária no Brasil e a pessoa mais jovem a assumir uma cátedra no país (aos 28 anos). Na UFPR manteve atividades didáticas e de pesquisa, envolvendo alunos de graduação e de pós-graduação.

Fez cursos de língua e de literatura francesa e inglesa na Aliança Francesa e na Cultura Inglesa, sendo diplomada pelas Universidades de Nancy e de Cambridge. Fez estágios no Instituto de Microbiologia da UFRJ e na Fisiologia Veterinária da USP. Realizou seu Pós-Doutorado na França (1968/1969), desenvolvendo programa de estudos nas Faculdades de Medicina e de Ciências de Paris, no Hospital Pitié-Salpêtrière e nas Escolas Nacionais Veterinárias de Lyon, de Toulouse e de Alfort. Foi Professora convidada do British Council, com visitas científicas em Londres, Cambridge e Edimburgh (fevereiro/1969). Foi Coordenadora de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR e presidente do Conselho de Curadores. Foi fundadora e diretora da Pró-Música de Curitiba. É membro do Conselho Diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Academia de Cultura de Curitiba e fundadora da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Era a única representante do Paraná na Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Membro correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Lyon e da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, bem como, dos Institutos Históricos de São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Norte. Publicou trabalhos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Entre outras homenagens, recebeu a Medalha Fernando Amaro, da Câmara Municipal de Curitiba. Foi eleita para a APL em 8 de outubro de 2009, com posse em 27 de outubro de 2010, saudada por René Dotti, no Clube Curitibano. Na mesma solenidade, os Correios lançaram selo comemorativo ao centenário de nascimento de seu pai, o também professor de Medicina Veterinária Manoel Lourenço Branco."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios