04/12/2017

Nota de pesar: Prof. Dr. Alcyone Jorge Roth

Foi um dos fundadores da Sociedade de Cirurgia Plástica e da disciplina da especialidade no curso de Medicina da UFPR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Alcyone Jorge Roth (CRM 756), um dos fundadores da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante da primeira diretoria eleita em novembro de 1968. O médico, também acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina, faleceu no domingo (3) no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, e foi sepultado ao final da manhã desta segunda-feira (4) no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ele tinha completado 95 anos de idade em 8 de novembro último. As condolências do Conselho aos familiares e amigos.

O Dr. Alcyone Jorge Roth formou-se em Medicina em dezembro de 1949 pela Universidade Federal do Paraná, mesma escola onde se formou em 1964 o seu irmão Ilian Zacarias Xavier Roth (CRM 1566), 15 anos mais novo. Ambos seguiram a especialidade de cirurgia plástica, a exemplo de um dos filhos do Dr. Alcyone, Júlio Colle Roth, formado em 1984 pela Católica.

O médico era filho de Leocádia e Adão Roth, este filho de imigrantes alemães e que nasceu em Prudentópolis (PR). O casal foi um dos pioneiros de Paranavaí, cidade do Noroeste do Estado que teve o Dr. Alcyone, nascido no Rio de Janeiro e casado com D. Julia Colle Roth, como um dos primeiros médicos, juntamente com José Vaz de Carvalho, que em dezembro de 1952 tomou posse como o primeiro prefeito municipal.

O ato inaugural marcando a fundação da Sociedade de Cirurgia Plástica ocorreu no dia do aniversário do Dr. Alcyone, numa reunião realizada em 8 de novembro de 1968 no Hospital São Lucas. Na ocasião ocorreu a eleição da primeira diretoria, tendo o Dr. . João de Moura Britto Filho como primeiro presidente e o Dr. Alcyone como tesoureiro. Dois anos depois era aprovado o estatuto da entidade, em reunião realizada na Associação Médica do Paraná e que implantou, na ocasião, o Departamento de Cirurgia Plástica, importante passo para a integração dos cirurgiões plásticos com colegas de outras especialidades.

Em 1971 ocorreu a fundação da Disciplina de Cirurgia Plástica e Reparadora da Universidade Federal do Paraná, tendo o Dr. Alcyone como principal protagonista. Ele atuou na docência até 1993, quando se aposentou. No ano de 2000 ele recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, na passagem do jubileu de ouro com histórico exemplar. Em Curitiba ele foi fundador e diretor técnico da clínica de cirurgia plástica Prof. Alcyone Jorge Roth.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios