02/12/2017

Pesar pela morte do Prof. Dr. Adyr Soares Mulinari

Pioneiro da nefrologia no Paraná, foi também um dos fundadores do CRM-PR e exemplo à profissão médica

A medicina brasileira perde mais um dos seus grandes expoentes. O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica com pesar o falecimento do Prof. Dr. Adyr Soares Mulinari (CRM 354), ocorrido na sexta-feira (1.º) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Ele tinha 90 anos. O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério Parque Iguaçu, onde ocorre o sepultamento às 16h deste sábado (2).
Acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina, o eminente professor também foi um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Nefrologia e também do Conselho de Medicina, tendo composto o primeiro grupo de conselheiros eleito para o período de 1959 a 1963 e depois integrante a gestão de 1968 a 1973. Era casado com D. Brasilia Andrade Mulinari e compunha família com fortes raízes na Medicina. Um dos filhos, o Dr. Rogério Andrade Mulinari, seguiu as mesmas especialidades, de clínica médica e nefrologia, além de integrar a docência na Universidade Federal do Paraná, onde foi vice-reitor e diretor do Setor de Ciências da Saúde. Os laços familiares incluem ainda o Prof. Dr. Leonardo Andrade Mulinari, cirurgião geral e cirurgião cardiovascular, e Fabiane Andrade Mulinari Brenner, dermatologista. Também fazia parte da família o também eminente professor Acir Mulinari, já falecido.
clique para ampliarclique para ampliarProf. Adyr Mulinari. (Foto: Arquivo.)

Inscrito no CRM-PR em agosto de 1958, o Dr. Adyr Mulinari foi distinguido em 2002 com o Diploma de Mérito Ético-Profisssional, na passagem do jubileu de ouro e histórico exemplar na profissão. Dentre as muitas homenagens recebidas, uma delas foi em 2014, em meio as comemorações do centenário da UFPR. Em setembro de 2008, a Fundação Pró-Renal Brasil tinha criado, por ocasião do Congresso Brasileiro de Nefrologia realizado em Curitiba, o Prêmio Adyr S. Mulinari, com o objetivo homenagear, anualmente, um nefrologista que reconhecidamente tenha contribuído no Brasil para a especialidade. No mesmo ano, ele recebeu o título de Professor Emérito da Federal, distinção que alcançou ainda os pares Gastão Pereira da Cunha e Ricardo Pasquini. Ele integrou o corpo docente da instituição por quase quatro décadas.

Pioneiro na nefrologia no Paraná, o Prof. Adyr Mulinari foi responsável pela implantação dos primeiros serviços no Hospital de Clínicas, sendo que em 1961, após receber em Curitiba uma das maiores autores da especialidade mundial na época, o holandês Willem Kolff, seguiu com ele para estagiar na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

O presidente do Conselho de Medicina, Wilmar Mendonça Guimarães, manifestou-se dirigindo condolências aos familiares e amigos do professor, assinalando ser uma grande perda para a medicina. "O Dr. Adyr foi um grande exemplo ético, um propagador de conhecimento e que deixa contribuição inestimável aos que seguem a profissão". A foto de capa deste registro reúne o médico e sua esposa, D. Brasília, e foi extraída da interne

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios