05/12/2017

Preocupação com ensino médico destacada em encontro das Deregs

Abertura de escolas e ampliação de vagas foram assuntos abordados no 21.º Encontro, em Curitiba

A formação médica e chegada ao mercado de profissionais não devidamente preparados, como graduados no exterior sem a revalidação de diplomas na condição de intercambistas do Mais Médicos, foi um dos assuntos em destaque no 21.º Encontro da Diretoria do CRM-PR com os diretores das Delegacias Regionais, realizado no dia 2 de dezembro na Sede, em Curitiba. A preocupação em todas as regiões do Estado é com a queda na qualidade dos serviços médicos e o consequente impacto em denúncias de infrações éticas.

O Paraná acaba de ganhar mais dois cursos médicos, em Umuarama e Guarapuava, ambos privados. Com isso, o número de escolas chega a 20, elevando para 1.954 as vagas de ingresso, já para 2018. De acordo com conselheiros e diretores das Deregs, é fundamental que seja funcional a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), inaugurada em 2016, e que haja rigor com as escolas descompromissadas com a formação de qualidade de seus alunos. É posição de consenso também sobre a pertinência da moratória por cinco anos na abertura de cursos e a aplicação do Revalida aos graduados em outros países.

clique para ampliarclique para ampliarEncontro das Deregs em Curitiba. (Foto: CRM-PR)

Outros assuntos importantes foram destacados, como falta de supervisão de residentes, cartão desconto e a questão do Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), que é obrigatório aos profissionais para se anunciar como especialista, como preceitua a Resolução CFM 1974/2011. No Paraná, hoje, dos 25.368 médicos inscritos no Conselho, 15.401 possuem especialidade registrada.

O Encontro em Curitiba sucedeu a duas edições realizadas no interior, em Maringá e em Londrina. O presidente do Conselho, Wilmar Mendonça Guimarães, coordenou os trabalhos, contando com a participação de conselheiros ocupantes de funções diretores, como corregedoria, secretaria geral e departamento de fiscalização do exercício profissional, além de representantes de 13 das 16 delegacias regionais. Houve ainda a prestação de contas do terceiro trimestre de 2017. O próximo encontro vai ocorrer em março de 2018.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios