23/05/2007

Projeto de Lei que proíbe a criação de novos cursos de medicina tem novo relator


O deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES) foi indicado na última sexta-feira (18/05) relator do Projeto de Lei 65/2003, que "proíbe a criação de novos cursos médicos e a ampliação de vagas nos cursos existentes, nos próximos dez anos e dá outras providencias".

O PL 65/2003, de autoria do presidente Arlindo Chinaglia (PT/SP), está tramitando na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Segundo Arlindo Chinaglia a proposta do Projeto é proteger os médicos brasileiros formados em instituições de bom nível e contra a invasão do mercado de trabalho por diplomados em medicina, sem adequada condição de exercê-la. "Ao impedir a criação de novos cursos de medicina e congelar o número de vagas, o Projeto contribui para barrar os interesses de uma verdadeira indústria no ensino. A esse respeito, grandes empresas de saúde já estão se apoderando de escolas médicas, onde o objetivo não é aperfeiçoar o aparelho formador, mas sim obter mão-de-obra barata já a partir do trabalho dos estudantes e pós-graduandos e, posteriormente, com a super-oferta no mercado", justificou Chinaglia.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios