06/08/0007

Seminário da CNRM discute reorganização do programa da residência no país






Justamente no momento em que completa 30 anos, a residência médica brasileira está prestes a iniciar uma autêntica revolução conceitual e prática. Por iniciativa da CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, as Sociedades de Especialidades Médicas já estão convidadas a participar de um amplo processo de reorganização, por competência, do conteúdo programático de seus currículos.


A largada desse projeto já tem data marcada: acontece no dia 14 de agosto, na Unifesp, com a realização do I Seminário do Conteúdo Programático na Residência Médica. A CNRM instruirá o setor com informações sobre questões relevantes, como o exercício profissional no Mercosul, o programa curricular orientado por competências e os novos desafios da formação. O evento também apresentará o painel "Formação por competência: estado da Arte".


"Essa ação é importantíssima, pois trata de uma mudança de paradigmas. Queremos mudanças na residência médica para que priorize o lado humanista, em vez do tecnicismo. Para tanto, é essencial trabalhar para a reorganização por competências do conteúdo programático da residência das sociedades de especialidades", afirma Antonio Carlos Lopes, secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.


O desdobramento deste seminário será a formação de oficinas de trabalho, compostas por gestores, pessoas do Ministério da Saúde, da própria Comissão, da academia e das Sociedades de Especialidade, para que cada oficina possa encaminhar uma reorganização eficaz de seus conteúdos de residência visando a interagir e atender melhor as demandas sociais em saúde.


Mais informações: (61) 2104-8723.



Notícia retirada do site da AMB

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios