18 de setembro - Dia Mundial da Ética Médica

Objetivando enfatizar a importância da conduta ética no exercício da medicina, a Associação Médica Mundial instituiu o dia 18 de setembro como Dia Mundial da Ética Médica. A data tem sua razão de ser pelo fato de, em 18 de setembro de 1947, ter ocorrido a primeira Assembléia da Associação Médica Mundial, em Helsinque, na Finlândia.

Neste dia somos levados a instar os médicos a refletirem sobre a Ética. Não como uma coisa etérea, a ser tratada filosoficamente, de modo teórico, mas conscientes de que "Ética é hábito, arte, de fazer o bem, que torna bom aquilo que é feito e quem o fez". (Platão,428 a.C.)

Devemos estar atentos neste dia - e em todos os outros -, à grande responsabilidade do médico perante a comunidade. Em 29 de agosto deste ano, na 4ª Conferência Nacional de Ética Médica, os Conselhos de Medicina aprovaram o novo Código de Ética visando, cada vez mais, associar à doutrinária ética hipocrática uma ética normativa, deontológica, convictos de que "o bem do paciente é o único objetivo da medicina" como já em 1792, proclamava o médico, filósofo e escritor inglês Thomas Percival. O seu Código de Ética Médica, publicado em 1803, é considerado como a mais importante contribuição para a ética médica ocidental depois de Hipócrates.

Abracemos, nesta data, mais uma vez, o compromisso de zelar pelo bom exercício da medicina, ajudando a garantir uma assistência digna à população e a boa imagem dos profissionais que honram a Ética Médica não apenas hoje, mas todos os dias.

Jorge Cerqueira - Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia