03/12/2012

2º dia do IV Encontro de Assessores de Comunicação das Entidades Médicas debate o profissional multifunção

O profissional multifunção nas assessorias e a regionalização da notícia foram os destaques do segundo dia do IV Encontro de Assessores de Comunicação das Entidades Médicas . O evento ocorreu no Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), em Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro.

"Palestra: Profissional Multifunção: os desafios, os problemas e as vantagens dessa realidade nas assessorias de comunicação social"

O jornalista Robinson Machado iniciou o debate falando sobre as vantagens e desvantagens de ser um profissional multifunção.

"A otimização de recursos, a percepção de agilidade e o engajamento institucional são grandes vantagens nas assessorias de comunicação atualmente, mas por outro lado nos debatemos com a sobrecarga que dispersa o foco e torna geral e superficial os trabalhos".

Dentro desse contexto, Machado aconselha elaborar um planejamento estratégico que contenha prioridades a serem alcançadas ao longo do prazo, para que o objetivo maior seja atingido.

O jornalista Aldo Ribeiro explicou que as assessorias exigem a multifuncionalidade do profissional devido às próprias demandas do mercado.

"A tendência é sempre conseguir melhores profissionais. Existem falhas na formação e é preciso a evolução do trabalhador porque os clientes exigem cada vez mais".

Ele ainda ressaltou a importância da realização de cursos após a faculdade para suprir a deficiência do ensino na faculdade.

Regionalização da notícia - espaço aberto para falar do geral para o particular

De acordo com o jornalista Paulo Henrique de Souza, o segredo da comunicação é descobrir o público, fazer uma segmentação e direcionar o que é interessante informar.

"A regionalização se impõe de maneira relevante e requer planejamento. E o que dificulta o trabalho do comunicador é a falta de se programar. Precisamos encontrar novas técnicas que transformem as assessorias clássicas em assessorias contemporâneas".

O jornalista Renato Strauss, completou dizendo que com as particularidades locais, deve ser feita uma reflexão sobre a regionalização das mídias com uma gestão estratégica que adeque as atividades aos objetivos.

"Eu aposto em agregar valores e parto da questão porque esse público vai abrir o meu material? Devemos utilizar os mecanismos que respondem à essa pergunta para nos comunicarmos melhor".

No encontro, estiveram presentes comunicadores e médicos do Paraná, Santa Catarina, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, São Paulo, Minas gerais, Bahia, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Campinas.

Fonte: FENAM