27/07/2017

27 de julho: Dia do Pediatra e de promoção da saúde da criança e do adolescente

Data foi instituída há mais de um século, com a constituição da Sociedade Brasileira de Pediatria

clique para ampliar>clique para ampliarDia do Pediatra (Foto: CRM-PR)

O Dia do Pediatra é celebrado neste 27 de julho. A data foi instituída em 1910 pela Sociedade Brasileira de Pediatria como forma de homenagear o profissional que tanto contribui para o desenvolvimento saudável da criança, principalmente até os cinco anos de idade. Apesar da sua importância, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) faz um alerta sobre a falta de pediatras para atendimento de consultório, no acompanhamento de rotina e nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Kerstin Taniguchi Abagge, presidente da SPP, antigamente o Pediatra tinha um papel fundamental na vida das crianças. “O pediatra era conhecedor do seu histórico de saúde, tanto física quanto emocional. Era um porto seguro, que acalmava o coração aflito de pais e mães quando uma febre se iniciava repentinamente, no momento de uma queda ou uma crise de tosse”, diz.

A realidade hoje, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, é outra. Apenas 17% da população é beneficiada com os planos de saúde e mesmo assim encontram dificuldades para marcar consultas com o mesmo profissional, quando necessário. Já, o restante da população, 83%, depende do SUS (Sistema Único de Saúde) para cuidar da saúde da criança.

É importante, destaca a presidente da SPP, os pais e responsáveis se preocuparem com a prevenção e ter um pediatra na família com a missão de cuidar do crescimento e desenvolvimento da criança.

Dicas

Pare de procurar aconselhamento médico no Google

Pare de ir ao Pronto-Socorro por qualquer coisa

Pare de pedir antibióticos

Pare de rejeitar vacinas

Reduza o tempo de exposição aos eletrônicos

Pare de pular as consultas de rotina

Pare de ficar desesperado por causa da temperatura das crianças

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios