08/12/2021

A arte da Medicina em diferentes momentos é tema de livro

Obra do médico intensivista Péricles Duarte fala sobre os desafios e conquistas de médicos que atuaram ao longo da história da humanidade

clique para ampliarclique para ampliarLivro fala da realidade de médicos em diferentes momentos da história. (Foto: Divulgação)
Nascido em Goianésia, GO, e formado pela Universidade Federal do Paraná em 1990, com boa parte de sua atuação concentrada na cidade de Cascavel, o médico Pericles Almeida Delfino Duarte (CRM-PR 12.566), especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva, lançou recentemente a obra “Médicos”.

Inspirado no desenvolvimento da Medicina ao longo dos tempos e na atuação daqueles que ajudaram a construir a história da profissão, ele conta que busca homenagear os indivíduos que, assim como ele, “praticam essa tão nobre, conturbada e às vezes contestada arte”.

Em breve resumo o autor fala que "a Medicina é arte e ofício, praticada desde tempos imemoriais, acompanhando o desenvolvimento da humanidade, bem como seus percalços e sobressaltos. Mas... e os artífices a lapidar essa joia? Acaso são deuses, super-heróis ou extraterrestres? Os médicos são, afinal, seres humanos de carne e osso, quase normais, mas que decidiram se aventurar na incrível, às vezes, desgastante, ora emocionante, algumas vezes penosa, mas, acima de tudo, surpreendente epopeia que é exercer a atividade de cuidar de outras pessoas.”

A obra apresenta quatro médicos e médicas em diferentes momentos da história: no Antigo Egito; na Itália pré-renascentista (durante a peste negra); no turbulento período da Inconfidência Mineira, em Vila Rica; e em uma grande metrópole, durante a pandemia de Covid-19. Cada um deles vivendo intensamente, à sua maneira, as alegrias e dores do exercício da Medicina.

O livro, lançado pela Editora Albatroz, tem 128 páginas e está disponível aqui

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios