01/02/2021

A revolta da vacina: publicação gratuita reúne cartuns e reportagens de jornais de 1904

Pesquisa do jornalista curitibano Eduardo Aguiar aborda “quando o positivismo virou negacionismo” e como a política e os jornais boicotaram o médico e cientista Oswaldo Cruz

A situação do combate ao Covid-19 no Brasil e a inabilidade do poder público em relação à imunização da população, agravadas pelo negacionismo, trazem comparações inevitáveis com a Revolta da Vacina de 1904, quando Oswaldo Cruz tentaria pôr fim a um surto de varíola inoculando toda a população.

clique para ampliarclique para ampliarCapa do livro em lançamento. (Foto: Divulgação)

Para chegar o mais próximo possível dessa realidade, o jornalista Eduardo Aguiar consultou mais de 300 edições de nove diferentes títulos de jornais que circulavam na capital federal (então Rio de Janeiro) em 1904, além de outras fontes. O resultado é uma seleção de 60 cartuns, acompanhados de reportagens e declarações da época, compilados no e-book “A Revolta da Vacina – Quando o Positivismo virou Negacionismo”, que revela os bastidores políticos e ajuda a entender um pouco mais do contexto social que levou à famosa passagem da história brasileira. A obra traz como subtítulo en destaque "Como a política e os jornais boicotaram Oswaldo Cruz. Médico, cientista, epidemiologista e bacteriologista, Oswaldo Gonçalves Cruz (05/08/1872-11/02/1917) foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais.

Hobby antigo

O jornalista conta que a ideia da publicação surgiu a partir de seu hobby de investigar documentos e reportagens antigas em hemerotecas e bibliotecas pelo mundo. “Comecei a pesquisa por pura curiosidade, quando me dei conta estava maratonando pelos jornais da capital federal da época. Acabei por sentir o frescor das notícias, o calor dos bate-bocas, o pavor espalhado pelas ruas da cidade em meio ao caos, me coloquei na pele de um cidadão carioca do começo do Séc. XX”, aponta Eduardo.

O autor

Eduardo Aguiar é curitibano, jornalista e fã de história e pesquisa. Iniciou a carreira no jornal Indústria & Comércio, que tinha na direção jornalística Aroldo Murá, e trabalhou por quase duas décadas na Gazeta do Povo, onde foi chefe de redação, passou por várias editorias e trabalhou no planejamento de grandes coberturas.

Atualmente coordena a Comunicação da Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná. Em 2016, fundou a Zelig, criadora de conteúdos. Realizou, em 2019, a pesquisa histórica para o livro “Cem anos de um hospital de crianças”, sobre o centenário do Hospital Pequeno Príncipe. Este é seu primeiro e-book.

(Fonte: Blog do jornalista Aroldo Murá – www.aroldomura.com.br)

SERVIÇO

A Revolta da Vacina – Quando o Positivismo virou Negacionismo

E-book gratuito
112 páginas
Disponível em: http://zelig.digital/2021/01/revolta-da-vacina-quando-o-positivismo-virou-negacionismo/

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios