A verdadeira valorização da atividade médica

Luiz Ernesto Pujol

Os novos meios e modos de comunicação provocaram enormes modificações em todas as sociedades. Mudaram os códigos e etiquetas nos relacionamentos interpessoais e, nesta toada, a Medicina também foi afetada por essas alterações.

Se antes as pessoas valorizavam a discrição e a modéstia, o comportamento íntegro e de respeitabilidade aos outros, hoje a vaidade e a exposição pública permanente são práticas incentivadas.

São expostos fotos e vídeos de pratos, bebidas, sobremesas, posses materiais e viagens pelo mundo afora, para citarmos apenas algumas das verdadeiras “propagandas” pessoais, à procura de passageira notoriedade social ou profissional.

Manifestações críticas a outros colegas, edição de fotos de pacientes identificados ou não e que foram submetidos a procedimentos, assim como comentários técnicos que não possuem nenhuma conotação educativa à população, repetidamente são publicados nos vários meios eletrônicos de forma acintosa à boa prática médica.

Os médicos, antes reconhecidos por suas habilidades profissionais, humanísticas e de trato cordial e respeitoso com seus pacientes, hoje acreditam que as “curtidas” nas redes sociais são o parâmetro de reconhecimento.

O médico que verdadeiramente tem qualidade não necessita dessa forma de exibição. Basta-lhe a aclamação sincera e grata de seus pacientes pelo seu desempenho, único e exclusivo, na arte de bem cuidar.

*Luiz Ernesto Pujol é pediatra, conselheiro e secretário-geral do CRM-PR.

**As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios