01/02/2024

ALEP debate pedido para equiparar valor pago para residência com bolsistas do Mais Médicos

Solicitação do CRM-PR é levada ao plenário pelo coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, Ney Leprevost, para ser encaminhada ao governador Ratinho Júnior  

clique para ampliarclique para ampliarPedido foi entregue ao deputado pelo presidente do CRM-PR, Romualdo Gama, e pelo secretário-geral, Anderson Grimminger Ramos, em dezembro passado (Foto: CRM-PR)

O deputado estadual Ney Leprevost (União) encaminhou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) no qual informa que irá levar ao plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) a proposta de envio de expediente ao governador Ratinho Júnior solicitando o aumento do valor das Bolsas de Residência dos médicos vinculados ao Estado do Paraná. Leprevost anexou o pedido do CRM-PR, entregue pelo presidente Romualdo Gama e pelo o secretário-geral, Anderson Grimminger Ramos, ao parlamentar em dezembro passado.

O deputado é coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e a reunião foi o início da mobilização política para buscar a equiparação do pagamento de bolsa aos médicos residentes com os valores recebidos pelos bolsistas que participam do Programa Mais Médicos. A iniciativa é uma das bandeiras defendidas pela gestão 2023-2028 do CRM-PR.

“Atualmente, os participantes do Programa Mais Médicos recebem praticamente o triplo daquilo que é pago ao residente”, justificou o presidente à época, ressaltando que o desequilíbrio gera vagas ociosas para residência. O Paraná conta com 5.112 vagas autorizadas para residências médicas e 2.963 estão ocupadas (58%). Somente na especialidade de clínica médica são autorizadas 495 vagas. No entanto, apenas 350 estão ocupadas. 

Em junho do ano passado, o programa Mais Médicos teve o recorde de 34 mil profissionais inscritos em todo o país. O número de inscritos foi o maior já alcançado desde a criação do programa, em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Foram 5.970 vagadas distribuídas para 1.994 municípios brasileiros.

“Considerando solicitação anexa enviada ao gabinete deste Deputado Estadual subscritor, na condição de Coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, onde o Conselho Regional de Medicinado Paraná (CRM/PR) solicita o aumento das Bolsas de Residência dos médicos vinculados ao Estado do Paraná, relatando que atualmente estes recebem um valor inferior aos médicos vinculados ao Programa Federal Médicos pelo Brasil em que pese não haver diferença no trabalho desenvolvido por ambos, não justificando o tratamento diferenciado” destaca o deputado no expediente aprovado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios