16/09/2011

AMB cria Comissão de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Em reunião realizada dia 12 de setembro, na sede da AMB, foi criada a Comissão Permanente de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, e Aldemir Soares, secretário-geral, comandaram os trabalhos.


Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas são as DCNT mais prevalentes no Brasil. "As condições sociais são as principais determinantes de saúde das populações e as doenças não transmissíveis estão ligadas a elas. A resolução das desigualdades também é uma questão de saúde", explicou Gomes do Amaral.


O trabalho desse grupo caminhará em paralelo ao Conselho Científico e acompanhará o plano de ações do Planalto até 2021. As Sociedades de Especialidades foram convocadas de acordo com as áreas consideradas prioritárias pelo governo.

Participaram do encontro: Dirkan Armaganijan (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Ricardo Brandão (Sociedade Brasileira de Cancerologia), Roberto Stirbulov e José Jardim (Socieade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), Rubens José Gagliardi (Academia Brasileira de Neurologia) e Marise Castro (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).


A Declaração Brasileira para a Prevenção e Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, elaborada pelo Ministério da Saúde, e a Declaração de Moscou serão materiais de referência para a Comissão. "Queremos receber contribuições das Especialidades sobre o conteúdo apresentado nesses textos", concluiu o presidente da AMB.


Fonte: href="http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=7349" target="_blank">AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios