17/08/2011

AMB cria Comissão de Combate ao Alcoolismo e Drogas

Associação Médica Brasileira também lançará Programa de Educação Continuada sobre Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool



O alcoolismo é um grande problema de saúde pública no Brasil e em vários países do mundo. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Drogas dos EUA (1997), o uso excessivo de bebida estava presente em 68% dos homicídios culposos, 62% dos assaltos, 54% dos assassinatos e 44% dos roubos ocorridos. De forma relativa à violência doméstica, a mesma pesquisa evidenciou que 2/3 dos casos de espancamento de crianças e das agressões entre marido e mulher ocorrem quando os pais agressores estão embriagados. Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje 20% dos pacientes tratados na rede primária bebem em um nível considerado de alto risco, pelo menos fazendo uso abusivo do álcool.


O Programa de Educação Continuada sobre Diagnóstico e Tratamento da Dependência e Uso Nocivo do Álcool será lançado nesta quinta-feira (17 de agosto), em São Paulo, na sede da Associação. O Programa será disponibilizado por meio de curso online, com o intuito de levar informação atualizada aos médicos de todo o país de forma rápida e gratuita. O conteúdo ficará disponível no site da href="http://www.amb.org.br" target="_blank">AMB. A Comissão de Combate ao Alcoolismo e Drogas é presidida pelo médico Ronaldo Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



Fonte: AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios