18/10/2007

AMB e APM assinam convênio com governo paulista para educação médica continuada




O governador do Estado de São Paulo, José Serra, assina nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 10h00, na sede da AMB, em São Paulo, como parte da comemorações do Dia do Médico, convênio de cooperação com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Paulista de Medicina (APM) visando oferecer educação médica continuada a todos os profissionais do Estado de São Paulo.


O convênio contará com ferramentas importantes para capacitação e desenvolvimento profissional do médico, e inclui a elaboração e difusão de Diretrizes Clínicas Baseadas em Evidências Científicas; módulos de Educação Médica Continuada à Distância e o Curso de Emergências, desenvolvido pela Associação Paulista de Medicina. A operacionalização conjunta de todas estas ações está prevista para o início de 2008, embora o Programa de Educação Médica Continuada à Distância já disponibilize, a partir do próximo dia 18 de outubro, as primeiras 30 aulas via internet.


"O governo do Estado de São Paulo está preocupado em garantir a atualização dos médicos do seu Estado, garantindo assim melhoria no atendimento à população", diz Aldemir Humberto Soares, 1º secretário da AMB. "Outro aspecto importante a ser considerado é que será possível monitorar as patologias e situações clínicas prevalentes no Estado, atuando de forma preventiva", completa Soares.




Programa Diretrizes

O Programa Diretrizes tem como objetivo reunir informações baseadas nas melhores evidências clínicas, com a finalidade de padronizar condutas que auxiliem o raciocínio e a decisão do médico. A AMB já publicou 240 diretrizes em seis volumes, que serão condensadas em formato multimídia (CD ROM), para distribuição a todos os médicos do Estado de São Paulo.




Programa de Educação Médica Continuada

O Programa de Educação Médica Continuada busca ofertar aos médicos conteúdo de atualização científica. Será oferecido em mídia digital, via internet e incluem mecanismos de avaliação do nível de conhecimento anterior e o alcançado após a sua utilização. O Programa prevê a inserção de 54 módulos por mês, de forma que, em cinco anos, oferecerá o conteúdo programático das 54 especialidades médicas existentes.




Cursos presenciais

Desenvolvido sob a forma de workshops em módulos de 16 horas, será realizado pela Associação Paulista de Medicina na capital do Estado e também nas 14 sedes distritais da APM. O primeiro módulo é voltado para emergências médicas e cirúrgicas.






Horário: 10h00

Local: Auditório da Associação Médica Brasileira

Rua São Carlos do Pinhal, 324 - Tel. (11) 3178-6800
São Paulo - SP

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios