05/12/2006

ANS: Experiência de promoção à saúde é apresentada em Brasília

Foi aberto ontem (4/12), em Brasília, o Seminário Nacional de Promoção da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O MS considera a Promoção da Saúde um componente importante para que se consolide no Sistema Único de Saúde (SUS) a abordagem integral do processo saúde-adoecimento. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participa do evento exemplificando o que vem colocando em prática através da ênfase na promoção à saúde, o principal item da Política de Qualificação da Agência.

O Seminário objetiva ampliar o debate da Promoção da Saúde e da determinação social da saúde entre os vários níveis de gestão do SUS. O evento compreende oficinas, conferência, painel, mesas redondas e exemplos de experiências bem sucedidas.

A Gerente-Geral Técnicoassistencial dos produtos da ANS, Karla Coelho, está coordenando a Oficina da Saúde Suplementar, que acontece todo o dia de hoje. Quarenta gestores de saúde, estaduais e municipais, participam da oficina. "Vamos falar sobre o exemplo da saúde suplementar e apresentar algumas experiências", disse Karla Coelho. Segundo ela, o SUS está reconhecendo a importância da saúde suplementar.

Alzira Jorge, Secretária Executiva e Diretora Adjunta da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, falará no último dia sobre A relação público-privado para a Promoção da Saúde.

O Ministério da Saúde, desde 2003, investe decisivamente na elaboração de uma Política Nacional de Promoção da Saúde que fortaleça o componente promocional no SUS. No período de 2003 a 2006, foram realizadas inúmeras reuniões e oficinas de trabalho junto aos representantes de instituições de ensino e pesquisa, gestores estaduais e municipais de saúde, gestores federais de políticas públicas de outros setores (notadamente: educação, esporte, cidades e desenvolvimento social), objetivando um documento capaz de respeitar as especificidades do setor saúde e, ao mesmo tempo, trabalhar pela elaboração e implementação de políticas públicas mais favoráveis à saúde.


Fonte:ANS

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios