06/12/2021

APPSIQ concede título de membro honorário ao presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria

Esta foi a primeira vez nos 54 anos de existência da instituição paranaense a conceder tal honraria. O Prof. Antônio Geraldo da Silva formou-se em seu estado natal, Minas Gerais, com atuação ainda no RJ e DF

Em cerimônia realizada na manhã de sábado, 4 de dezembro, na sede do CRM-PR e com transmissão em tempo real, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dr. Antônio Geraldo da Silva, recebeu o título de membro honorário da Associação Paranaense de Psiquiatria – (APPSIQ). A entrega do título é inusitada, pois em 54 anos de existência da representação regional da especialidade, esta foi a primeira vez que um nome é indicado para integrar seus quadros como “associado honorário”.

"Esta honraria destina-se a agraciar o médico psiquiatra não associado e que tenha se distinguido por feitos excepcionais na área da Psiquiatria, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa e cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância à APPSIQ e por notáveis feitos públicos em prol da comunidade civil", declarou o presidente Júlio César Nogueira Dutra.

O dirigente da Associação Paranaense reforçou: "O Dr. Antônio Geraldo se destaca pela assistência e ajuda a esta associação ao longo de sua história e pela sua magnífica atuação em prol de nossa especialidade, pela sua qualidade humana, cívica, intelectual, política e profissional, se destacando como exemplo de retidão e trabalho voluntário dentro da Medicina".

"Este título é uma grande honra para mim, o qual recebo com grande felicidade. A psiquiatria paranaense tem alta qualidade técnico-científica e é uma referência para todo o país", salientou o Dr. Antônio Geraldo, que é natural de Minas Gerais e se formou em 1986 em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professor universitário e preceptor de residência médica em Psiquiatria, ele já presidiu a Associação dos Psiquiatras da América Latina.

Membro emérito da Academia de Medicina de Brasília, o Dr. Antônio Geraldo já tinha sido distinguido com títulos de sócio honorário da Associação Sergipana de Psiquiatria, do Centro de Estudos Cyro Martins (Porto Alegre, RS), da Associação Catarinense de Psiquiatria, da Associação Psiquiátrica da Bahia, da Sociedade Espanhola de Psiquiatria e da Asociación Psiquiátrica de América Latina, bem como da American Psychiatric Association.

O presidente do  CRM-PR, Roberto Yosida, prestigiou a solenidade, assim como associados, diretores e ex-dirigentes da APPSIQ, dentre eles o Prof. Osmar Ratzke, atual tesoureiro, e ainda o vice-presidente (Capital) da Associação, Dr. Glauber Higa Kaio, que conduziu momento musical ao piano.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios