01/07/2020

APPSIQ finaliza campanha solidária e agradece valorosos psiquiatras voluntários

Iniciada em abril e com apoio do CRM-PR, ação envolveu 65 associados desde abril no atendimento s profissionais de saúde engajados na luta contra o novo coronavírus

A Associação Paranaense de Psiquiatria – APPSIQ, preocupada com a saúde mental dos profissionais da saúde do estado, lançou no mês de abril a campanha “APPSIQ SOLIDÁRIA!”, composta por psiquiatras voluntários. Teve o intuito de destinar atendimento psiquiátrico gratuito aos profissionais de saúde que estão à frente do combate ao Covid-19. A iniciativa contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarCampanha solidária da Psiquiatria foi encerrada no dia 20 de junho, com muitos atendimentos. (Foto: APPSIQ)

Os atendimentos realizados via telefone, buscaram auxiliar estes profissionais e entender melhor suas preocupações e medos diante da pandemia. “Nosso objetivo fundamental foi o de acolher e apoiar os profissionais de saúde a enfrentar com mais otimismo, força e leveza este momento difícil pelo qual passa o país e o mundo“, destacou o presidente da Associação, Júlio Dutra.

Com 65 psiquiatras voluntários inscritos, a Associação Paranaense de Psiquiatria conseguiu levar atendimento especializado a 168 profissionais de saúde. Dentre eles, médicos, enfermeiros, recepcionistas, internos de Medicina, cuidadores de idosos e agentes de saúde, entre outros.

A maior média de idade destes profissionais atendidos foi na faixa etária de 20 a 40 anos. Cerca de 60% dos atendidos não realizavam tratamento psiquiátrico, entre os relatos de sintomas atuais algumas desordens emocionais foram verificadas em sua maioria com quadros de ansiedade, depressão, pânico e insônia.

No dia 30 de junho, foram finalizados os atendimentos deste importante, “projeto que se destacou como um grandioso gesto de solidariedade, que só foi possível ser realizado devido ao empenho e união dos psiquiatras paranaenses, que não mediram esforços, doando suas habilidades técnicas e energias, compartilhando carinho e respeito para com aqueles que destinam suas vidas para proteger a de todos nós“, como reforçou o presidente.

Ainda de acordo com ele, a APPSIQ busca contribuir com a sociedade e tem como dever estar presente e atuante diante das mais diversas adversidades.

E deixou a mensagem de agradecimento: “A vocês psiquiatras voluntários e entidades parceiras, sintam-se todos homenageados e abraçados e recebam da Diretoria da Associação Paranaense de Psiquiatria sua eterna gratidão.“

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios