11/11/2022

Academia Paranaense de Medicina empossa acadêmico emérito e novos titulares

Prof. Dr. João Batista Marchesini foi elevado a emérito, enquanto os pares Cesar Luiz Boguszewski e João Caetano Marchesini passaram a compor o quadro de acadêmicos titulares

clique para ampliarclique para ampliarMesa diretoria na solenidade da Academia. (Foto: Divulgação)

A Academia Paranaense de Medicina realizou na noite de quarta-feira (9) a sessão solene que elevou o acadêmico titular o Dr. João Batista Marchesini à emérito e empossou os novos acadêmicos titulares, os Drs. Cesar Luiz Boguszewski e João Caetano Marchesini. A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Associação Médica do Paraná, no Água Verde, em Curitiba, sob a coordenação do presidente da Academia, Prof. Jurandir Marcondes Ribas Filho.

A solenidade foi bastante prestigiada e contou em sua mesa diretora com as participações do presidente e do vice da AMP, Nerlan Tadeu de Carvalho e José Fernando Macedo, também acadêmico e presidente da Universidade Corporativa da AMP; conselheiro Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do Conselho de Medicina e que representou a presidência; Dr. César Augusto Neves Luiz,  diretor executivo de Saúde da Sesa e que representou o governador Ratinho Junior; e ainda o Dr. André Moreira Rodrigues, presidente da Academia de Odontologia do Paraná e que representou o presidente do Observatório da Cultura Paranaense, Ernani Buchmann.

clique para ampliarclique para ampliarJurandir Marcondes Ribas e João Batista Marchesini. (Foto: Divulgação)

O Doutor Cesar Luiz Boguszewski foi empossado como Acadêmico Titular na cadeira 49, Patrono Trajano Joaquim dos Reis, tendo como Acadêmico Titular Fundador o Doutor Helio Germiniani. O Doutor João Caetano Marchesini foi empossado como Acadêmico Titular na Cadeira 42, Patrono Napoleão Lyrio Teixeira, tendo como Acadêmico Titular Fundador José Alvarenga Moreira e Segundo Titular João Batista Marchesini.

Os novos acadêmicos

DR. CESAR LUIZ BOGUSZEWSKI (CRM-PR 11.236). Nasceu em Curitiba no dia 12 de julho de 1965. Filho de Leonidas Boguszewski e Niva Nocera Boguszewski. É casado com a também médica Dra. Margaret Cristina da Silva Boguszewski e tem dois filhos: Luiza e Pedro Henrique. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1987. Fez residência em Clínica Médica e em Endocrinologia no Hospital de Clínicas da UFPR entre 1988-1991.

Concluiu o mestrado em Medicina Interna pela UFPR em junho de 1993, sob orientação do Prof. Dr. Hans Graf. Entre 1993 e 1997 estagiou no Research Center for Endocrinology and Metabolism, sob orientação da Prof. Dra. Lena MS Carlsson, obtendo o título de Doutor (PhD) em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Gotemburgo, Suécia, em 1997.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. João Caetano Marchesini e Cesar Luiz Boguszewskii, os novos acadêmicos. (Foto: Divulgação)

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFPR e Coordenador da Unidade de Neuroendocrinologia do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HC-UFPR (SEMPR). É membro titulado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), onde exerce o cargo de Presidente (biênio 2021-2022) e onde já atuou como Vice-Presidente e Presidente da Comissão Científica (2019-2020), Presidente do Departamento de Neuroendocrinologia (2001-2004), membro da Comissão da Prova de Título de Especialista de Endocrinologia e Metabologia (TEEM) (2010-2016) e Presidente da Comissão Internacional (2011-2018).

É sócio da European Society of Endocrinology, tendo exercido a função de Editor Associado do European Journal of Endocrinology entre 2013-2021. É também associado da Endocrine Society desde 1996, onde atuou no Research Affairs Core Committe da entidade entre 2011-2014, Scientific & Educational Programs Core Committee, Governance Task Force (2018-2019), Executive Search Comittee (2020) e membro do Conselho Diretor (2017-2020). É sócio da Pituitary Society e integrou seu Conselho Diretor entre 2014-2017. É ainda membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) e da Growth Hormone Research Society.

Foi Presidente do 31º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM), realizado em Curitiba, em setembro de 2014; do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM), realizado em modo virtual em 2021; e participou da Comissão Organizadora e Científica de inúmeros Congressos nacionais e internacionais da especialidade, presidindo a Comissão Científica do CBAEM 2019 e do CBEM 2020. Já publicou mais de 130 artigos em periódicos indexados, 29 capítulos de livros, coeditou o livro "Hipófise: uma glândula fundamental em Endocrinologia" e o "Guia Prático de Neuroendocrinologia da SBEM", e escreveu o livro "SEMPR: memórias de um projeto acadêmico".

clique para ampliarclique para ampliarAcadêmicos titulares e eméritos prestigiaram a cerimônia. (Foto: Divulgação)

DR. JOÃO CAETANO DALLEGRAVE MARCHESINI (CRM-PR 11.211). Nascido em 2 de fevereiro de 1962, graduado em 1987 pela Universidade Federal do Paraná. Fez sua residência médica em cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital de Clínicas da mesma entidade. Mestre em Cirurgia Geral pelo Curso de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. Foi membro do quadro Executivo da Associação Médica do Paraná durante oito anos consecutivos.

É Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Robótica e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Em 1999, foi responsável por introduzir no Brasil o Balão intragástrico como tratamento endoscópico para obesidade. Deu palestras em 28 países, todas relacionadas à cirurgia bariátrica e tratamento endoscópico da obesidade. Até o momento são 56 publicações entre periódicos, anais e capítulos de livros.

Em 2016 recebeu o grau de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro do Governo do Estado do Paraná. É Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e atual Presidente do Conselho Consultivo da mesma sociedade. É membro do Board Executivo da Federação Internacional de Cirurgia para Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO) e em 2019 recebeu desta mesma entidade o diploma de Embaixador da Cirurgia Bariátrica para América Latina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios