14/11/2023

Academia Paranaense de Medicina empossa três novos acadêmicos titulares no dia 21

Professores Evaldo Dacheux de Macedo Filho, Paulo Afonso Nunes Nassif e Paulo Roberto Cruz Marquetti serão investidos na instituição, que em 2 de dezembro terá a transmissão da diretoria para om biênio 2024-2026

A Academia Paranaense de Medicina realiza no próximo dia 21 de novembro a solenidade de posse de seus três novos acadêmicos titulares, os Professores Evaldo Dacheux de Macedo Filho, Paulo Afonso Nunes Nassif e Paulo Roberto Cruz Marquetti. A sessão solene ocorrerá a partir das 19h30 na sede da Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde), em Curitiba. Será conduzida pelo acadêmico Jurandir Marcondes Ribas Filho, presidente da Academia e que no último dia 9 também foi empossado membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. O conselheiro e vice-presidente Eduardo Baptistella participará do evento representando o CRM-PR.

Ainda em novembro, no dia 28, a Academia realizará o 168° Picadinho Cultural Dr. Wadir Rúpollo. Será a partir das 12h no restaurante da AMP e o palestrante será o Prof. Dr. Antônio Carlos Ligocki Campos, acadêmico titular. Vai abordar o tema “História da pós-graduação no Brasil”. O almoço é por adesão (contato com a secretária Hilda, pelo telefone (41) 99101-8309). E no dia 2 de dezembro, a Academia de Medicina terá a posse de sua nova diretoria para o biênio 2024-2025, a homenagem ao Prof. Dr. Osvaldo Malafaia e ainda a confraternização de encerramento das atividades do ano. Na ocasião, o Prof. Henrique Suplicy de Lacerda será investido na presidência, sucedendo ao par Jurandir Marcondes Ribas Filho.

O novos titulares

O Prof. Dr. Evaldo Dacheux de Macedo Filho é formado pela UFPR (1983) e tem Mestrado e Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica), ambos pela UFPR. Possui títulos de especialista em Endoscopia Peroral pela SBEP (Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral), Endoscopia Digestiva pela SOBED (Sociedade Brasileira e Endoscopia Digestiva), e Otorrinolaringologia pela ARBOL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial). Coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital IPO. Será empossado como titular na cadeira 23, que tem como Patrono João Cândido Ferreira e como Acadêmico Fundador e Emérito o Dr. João Cândido Ferreira da Cunha Pereira.

O Prof, Dr. Paulo Afonso Nunes Nassif é graduado pela Faculdade de Medicina Evangélica (1990) e tem Mestrado e Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica), ambos pela UFPR. Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, do Hospital das Nações e do Hospital do Rocio, de Campo Largo. É professor da Evangélica Mackenzie e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica (SOBRACIL). Será empossado na cadeira 40, que tem como Patrono o Doutor Milton de Macedo Munhoz, como Acadêmico Titular Fundador o Doutor Amaury de Munhoz Rocha e segundo Acadêmico Emérito o Doutor Valdir de Paula Furtado.

O Prof. Dr. Paulo Roberto Cruz Marquetti é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1976). É Mestre em Medicina Interna e especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva. Professor associado de Cardiologia e Chefe da Unidade de Terapia Intensiva Cardíaca do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Médico intensivista geral do Hospital Sugisawa, em Curitiba. Será empossado como Acadêmico Titular na cadeira número 43, que tem como Patrono o Doutor Nilo Cairo da Silva, como Acadêmico Titular Fundador o Doutor Ruy Leal, segundo Acadêmico Titular o Doutor Danton R. da Rocha Loures e terceiro Acadêmico Emérito o Doutor Guilberto MInguetti.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios