20/03/2012

Academias de Medicina manifestam-se contrárias à decisão do CNE

A Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), href="http://portal.cfm.org.br/images/stories/pdf/fbampdf.pdf" target="_blank">manifestou-se contrária à decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) de reabrir vagas nos cursos de medicina avaliados negativamente pela Comissão de Especialistas instituída pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.


A FBAM mostrou preocupação com as repercussões dessa interferência do CNE para o cenário do ensino médico no Brasil, que, "guardadas as exceções de regra, vive em crise em função da abertura indiscriminada de escolas médicas que não possuem as mínimas condições de oferecer cursos de qualidade à formação do futuro médico".


De acordo com levantamento feito pela Folha de S. Paulo, o CNE reavaliou, entre 2011 e 2012, sete cursos que tiveram corte de vagas - as punições para seis deles foram revistas e, consequentemente; suspensas, e um deles teve o pedido de suspensão da penalidade parcialmente aceito.


A Federação também manifestou apoio às declarações do ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, sobre o assunto, publicadas pela Folha de S. Paulo em 28 de fevereiro. Segundo Jatene "decisões equivocadas como essas servem para desmotivar os que ainda acreditam ser possível corrigir as iniquidades, criadas por influência empresarial ou política, e para reforçar a ideia de que não adianta lutar por dias melhores".



Leia a nota da FBAM na href="http://portal.cfm.org.br/images/stories/pdf/fbampdf.pdf" target="_blank">íntegra.



Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios