02/08/2022

Agosto Dourado, o mês dedicado à amamentação pelo leite materno

Campanha da Sociedade Paranaense de Pediatria tem o apoio do Conselho Regional de Medicina e terá várias atividades de orientação e conscientização. Data foi instituída em 1990 em evento da OMS e Unicef

O compromisso permanente dos pediatras com o ato de amamentar motivou a Sociedade Paranaense de Pediatria e o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a prepararem mais uma série de atividades em alusão ao "Agosto Dourado", mês dedicado exclusivamente ao aleitamento materno. A campanha anual visa informar mães, pediatras e todos os brasileiros sobre a importância de se fortalecer a rede de proteção ao aleitamento materno em todo o País.

O aleitamento pelo leite materno refere-se ao tratamento padrão ouro de nutrição, por proporcionar saúde aos nossos pequenos desde o primeiro momento de vida, um vínculo estreito entre mãe e filho e que deve ser valorizado por todo o pediatra. Por tal motivo, a Sociedade Paranaense de Pediatria realizará várias ações de estímulo ao aleitamento, tais como vídeos, fotos de pacientes amamentando, lives e parcerias com a mídia e órgãos de classe, para proporcionar o esclarecimento que julga ser essencial no "Agosto Dourado". O objetivo central é estimular a prática da amamentação em nosso meio e junto aos nossos pacientes.

clique para ampliarclique para ampliarEducando e apoiando, campanha do Agosto Dourado. (Foto: SPP/CRM)

O “Agosto Dourado” foi instituído em 1990, em evento promovido pela Organização Mundial da Saúde e pela Unicef. E tem sido uma forma de comunicação eficiente, mas o êxito destas ações ainda estão insuficientes, advertem pediatras. O aleitamento materno exclusivo no primeiro semestre de vida da criança tem benefícios comprovados para a saúde, para o desenvolvimento e manutenção da vida. Crianças amamentadas pelo leite materno são mais saudáveis na infância e têm menos riscos de desenvolver doenças crônicas quando adultas. Infelizmente, de acordo com os pediatras, as taxas ainda são baixas.

Estudos do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, os números de crianças amamentadas pelo seio giram em torno de 50% após os seis meses de vida do bebê. Nesta faixa etária, recomenda-se que o aleitamento materno seja mantido associado ao cardápio complementar saudável, sem açúcares ou sucos. Deve-se, da mesma forma, evitar o uso do sal.

Durante os cuidados pré-natais (na gestação/antes do nascimento), os pais precisam de orientações para a amamentação, e isso é crucial durante a gravidez. A intenção dos pediatras é enfatizar a importância do acompanhante na hora do parto e do contato pele a pele na primeira hora de vida. Os pais devem ser esclarecidos sobre a importância do leite materno e que deve ser exclusivo até 6 meses de vida e continuado até 2 anos ou mais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios