08/12/2023

Alerta: saiba identificar medicamentos falsificados para tratamento de diabetes e esclerose múltipla

Lotes falsos do medicamento Ozempic, usado para tratar adultos com diabetes tipo 2, e também do Tysabri, para tratamento de esclerose múltipla, têm sido identificados pela Anvisa

Em ofício encaminhado ao CRM-PR no último mês, a Vigilância Sanitária do município de Ponta Grossa solicitou divulgação de alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a falsificação dos medicamentos Tysabri® (natalizumabe) e Ozempic®. No alerta, são apresentadas diversas características de diferenciação para a identificação dos produtos falsificados. ACESSE O DOCUMENTO AQUI.

Lotes do medicamento Ozempic falsificado têm sido apreendidos em diversos países, inclusive no Brasil. Por aqui, entre junho e outubro deste ano, chegaram ao país lotes não identificados pelo fabricante. Também foram relatados casos semelhantes no Reino Unido e em outros países da Europa, com registros de pessoas internadas com quadros de hipoglicemia e convulsões em decorrência do seu uso.

Segundo o fabricante, os lotes falsificados contêm concentrações alteradas do medicamento e trazem rótulos em espanhol. Há também relatos de compras do medicamento em farmácias de manipulação, o que é proibido no Brasil. Por este motivo, não é possível comprovar a origem das moléculas utilizadas nestas produções, nem sua eficácia ou segurança. Na Áustria, as falsificações levaram pacientes a internações, apresentando hipoglicemias graves e quadros de convulsão.

Atenção na hora da compra

O fabricante do medicamento e a Anvisa elaboraram algumas dicas para evitar a compra das versões falsificadas. Confira:

- Comprar sempre o medicamento em farmácias regularizadas;

- Verificar se a caixa está lacrada, com contendo código de barras, lote de fabricação e prazo de validade;

- Não adquirir produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado;

- Exigir sempre a nota fiscal;

- Verificar se existe bula em português.

O que fazer em caso de dúvida?

Em caso de suspeita de falsificação, os produtos não devem ser utilizados sem antes entrar em contato com o fabricante para verificar sua autenticidade. Caso seja comprovada a fraude, o caso deve ser comunicado à Anvisa, por meio do sistema Notivisa (profissional de saúde) ou por meio da Ouvidoria, utilizando a plataforma FalaBR (pacientes).

FONTE: SAÚDE DEBATE, COM INFORMAÇÕES DO CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios