05/05/2017
Atividade foi realizada nesta sexta, na universidade
Futuros médicos aprenderam sobre os riscos éticos da profissão. (Foto: CRM-PR)Estudantes do 5º período de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, participaram hoje de um julgamento simulado em parceria com o projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR.
O evento contou com a presença dos conselheiros Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do CRM-PR, Mauricio Marcondes Ribas, corregedor-geral, Keti Stylianos Patsis, Gestora do Departamento de Eventos e Mídias, Tânia Maria Santos Pires e do Advogado do Conselho, Martim Afonso Palma. Também estava presente o professor Dr. Edison Matos Novak.
Os 98 alunos fizeram o papel de conselheiros durante o julgamento simulado de um caso de intercorrência em obstetrícia. Eles acompanharam todos o processo, considerações e argumentações de defesa e acusação, e foram os responsáveis pelos votos finais.
“Ficamos muito contentes com o resultado da atividade. Encontramos alunos muito bem informados, curiosos, interessados em questionar e debater não só questões relacionadas ao simulado, mas também sobre outros aspectos da profissão”, comemorou o Dr. Pujol.
Para o advogado Martim, a experiência sempre se mostra muito enriquecedora para os estudantes. “A participação de todos foi intensa e muito positiva e, com isso, eles passam a ter uma visão mais clara dos riscos éticos da profissão e de como podem evitá-los, muitas vezes com atitudes simples”, concluiu.