29/05/2007

Anticoncepcionais ficam mais baratos nas unidades do "Aqui tem Farmácia Popular"




O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, na segunda, 28, a inclusão de anticoncepcionais na lista de medicamentos disponibilizados por farmácias e drogarias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil (FPB). O anúncio foi feito durante a abertura da 6ª Reunião da Comissão Nacional de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, promovida pelo Ministério da Saúde, no teatro Marcos Lindemberg, da Universidade Federal de São Paulo.

A medida permite que as 3.416 drogarias e farmácias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil, que exibem a marca "Aqui tem Farmácia Popular", passem a disponibilizar anticoncepcional injetável (dose mensal), pílula monofásica de baixa dosagem e minipílula com até 90% de desconto em relação ao preço de referência pesquisado pelo Ministério da Saúde.

A inclusão do novo item na lista de medicamentos subsidiados pelo Ministério da Saúde dentro do programa FPB tem como objetivo dar às mulheres que não buscam assistência no SUS, o acesso ao medicamento contraceptivo mais barato.A partir da inclusão dos medicamentos, pílulas anticoncepcionais vendidas nas farmácias credenciadas ao "Aqui tem Farmácia Popular" poderão custar em torno de R$ 0,40 a cartela. A disponibilidade de contraceptivos femininos já é uma realidade nas unidades de Saúde do Programa de Atenção Básica e nas unidades próprias do programa Farmácia Popular do Brasil.

O anúncio da inclusão de anticoncepcionais na lista de medicamentos disponibilizados pelas farmácias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil aconteceu durante a comemoração do Dia Internacional da Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.



Contraceptivos


O elenco de medicamentos contraceptivos que estarão disponíveis com desconto nas drogarias é composto por: Anticoncepcional injetável dose mensal (Enantato de Norestidona 50 mg - Valerato de Estradiol 5 mg)

Pílula monofásica de baixa dosagem (Etinilestradiol - Levonogestrel)

Minipílula (Norestisterona) para uso na lactação.



Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios