18/12/2008

Anvisa alerta sobre uso de medicamento

A Gerência de Farmacovigilância da Avisa divulgou recentemente alertas sobre suspeitas de reação alérgica e de inefetividade terapêutica do medicamento Heparina. Comercializado nos Estados Unidos desde 1930, a Heparina Sódica é derivada de intestinos de suínos e milhares de pessoas já foram beneficiadas pela administração endovenosa desse medicamento, evitando a formação de coágulos sanguíneos nas veias, artérias e pulmões.

Recentemente tem havido uma grande preocupação com o padrão de qualidade da Heparina em virtude da suspeita da presença de alguns contaminantes na matéria prima, como, por exemplo, o sulfato de condroitina e o dermatan sulfato. Esses contaminantes podem tanto afetar a efetividade do medicamento quanto propiciar o surgimento de eventos adversos graves.

A Anvisa tem realizado, junto aos fabricantes, uma revisão sistemática dos medicamentos que possuem o princípio ativo Heparina, principalmente no que se refere ao controle de qualidade desses produtos e coleta de amostras para análise fiscal.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) se prontificou a, juntamente com as empresas, conduzir estudos clínicos para desenvolvimento de protocolos para utilização da Heparina. Os critérios para realização desses estudos foram discutidos entre a Anvisa e a SBCCV.
Até que esses estudos estejam concluídos, a Anvisa recomenda aos profissionais de saúde que monitorem os pacientes que estão sob o uso de Heparina e solicita que todas as suspeitas de eventos adversos relacionadas ao uso do medicamento sejam notificadas no sistema NOTIVISA, no site da Anvisa.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios