23/03/2020

Anvisa emite nota técnica com orientações para serviços e profissionais de saúde

Documento indica boas práticas para minimizar exposição a patógenos respiratórios; também orienta profissionais quanto ao uso de EPI e ao atendimento de casos suspeitos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica atualizada no dia 21 de março (sábado) com diversas orientações aos serviços e profissionais de saúde. O documento elenca uma série de medidas de prevenção e controle que devem ser tomadas durante a assistência a casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 4/2020 indica as políticas e boas práticas internas dos serviços de saúde que minimizam a exposição a patógenos respiratórios, como o novo coronavírus. As medidas devem ser implementadas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, na chegada, na triagem, na espera do atendimento e durante toda a assistência prestada. 

Entre as recomendações de segurança, são apresentadas também as relativas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais de saúde. "Não se deve circular pelos serviços de saúde utilizando os EPI. Estes devem ser imediatamente removidos após a saída do quarto, enfermaria ou área de isolamento", reforça o documento.

A Agência também traz esclarecimentos quanto às especificações de cada EPI (máscara cirúrgica, máscara de proteção respiratória, luvas, protetor ocular, capote/avental, gorro), sua composição necessária e forma de utilização.  Veja o vídeo explicativo da Anvisa sobre colocação e retirada de EPI: https://youtu.be/G_tU7nvD5BI.

O documento orienta também quanto ao atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados, que deve ser evitado. Outros pontos abordados são fluxograma para atendimentos eletivos; atendimentos odontológicos em pacientes críticos; cuidados após a morte; autopsia; transporte e orientação para funerárias; entre outros.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios