Aos médicos do SUS



João Carlos Simões (*)




" A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como se mantém em tempos de controvérsia e desafio"

Martin Luther King



Os recentes conflitos de greve de médicos em instituições hospitalares devido ao pagamento insuficiente de honorários profissionais, da remuneração cronicamente defasada da tabela dos atos médicos e dos hospitais, sempre acabam suscitando discussões do modelo de saúde pública e do seu apropriado financiamento e gestão, colocando de um lado a categoria médica como culpada e do outro a população mais humilde que depende do atendimento e que não leva em conta que os verdadeiros responsáveis para resolverem esta situação são o governo federal, os estados e municípios cumprirem com o financiamento do orçamento apropriado conforme preconiza a Emenda 29 em tramitação no Congresso.

A emenda constitucional determina que estados e municípios contribuam, respectivamente com 12% e 15% de sua arrecadação e a União repasse à área os recursos do orçamento efetivados do ano anterior, acrescidos da variação nominal do PIB, a soma das riquezas produzidas no país.

Os médicos sempre estarão suprindo as deficiências governamentais de atendimento à saúde da população brasileira.

Atendem a todos sem discriminação, atenciosos ao sofrimento, à dor, à solidão, ao desamparo e à ignorância, sem medir esforços para salvar vidas e aliviar o sofrimento.

Trabalham dia e noite, em plantões com deficiências de recursos humanos e materiais. Persistem incansavelmente na sua árdua tarefa de socorrer a todos nas filas infindáveis que sobrecarregam os hospitais públicos e postos de saúde.

Atendem não só pelo valor da consulta de especialidade em torno de R $ 7,50, ou por procedimentos cirúrgicos de uma tabela defasada desde 1996, que só teve poucos a aumentos pontuais.

Atendem porque cuidam de pessoas e porque medicina não é negócio e a saúde é o bem mais importante da vida das pessoas.

Pelo trabalho ético, humanístico, eficiente e obstinado os médicos deveriam, no mínimo, serem respeitados e reconhecidos com pagamentos justos e atualizados, como qualquer trabalhador honesto deste País.



(*) Ex-presidente da Associação Médica do Paraná
Professor Titular de Oncologia do Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios