28/09/2007

Após "emprestar" barriga à filha, avó dá à luz gêmeos


Parto, antecipado em duas semanas, foi em Recife

Os gêmeos gerados pela "avó de aluguel" Rozinete Palmeira Serrão, 51, nasceram na tarde de ontem, em Recife (PE). No início do ano, Serrão implantou em seu útero embriões da filha de 27 anos, fertilizados "in vitro" em uma clínica particular localizada na cidade.

A primeiro bebê, Antônio Bento nasceu às 14h32, com 2,410 quilos e 46 centímetros. Um minuto depois, nasceu Vitor Gabriel, com 2,930 quilos e 47,5 centímetros.

De acordo com o médico responsável pela fertilização e pelo parto, Cláudio Leal, foi o primeiro registro no mundo de gêmeos gerados pela mãe da doadora dos óvulos.

A cesariana foi antecipada em duas semanas porque a avó com 38 semanas de gestação estava sentindo desconforto e tinha a pressão alta. Ela e os bebês passam bem.

A mãe biológica dos bebês e filha de Serrão, Cláudia Michelle, acompanhou o parto de perto. "Nunca imaginei sentir uma alegria tão grande. Fiquei preocupada em saber que tiveram que antecipar o parto, mas ainda bem que deu tudo certo."

O pai das crianças, Antônio Brito Pereira, 33, assistiu ao parto com outros familiares na sala de espera da maternidade do Hospital Santa Joana, pelo circuito interno da unidade.

Há cerca de um ano, Cláudia descobriu que, apesar de ovular, não poderia ter filhos, e a única opção seria conseguir uma "barriga de aluguel".

A mãe aceitou "emprestar" o útero à filha única porque o Conselho Federal de Medicina só admite procedimentos desse tipo quando eles envolvem parentes diretos da doadora dos óvulos. Cláudia não tem irmãs nem primas.

Vitória

Serrão começou a amamentar os netos ontem. Michelle, que passa por tratamento hormonal para produzir leite, afirmou esperar assumir a tarefa em breve. Ela declarou que planeja ter mais filhos em quatro anos. "Queremos adotar uma menina. Ainda não sei que nome vamos dar, mas gosto muito de Vitória", disse.


Fonte: Folha de S.Paulo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios