19/04/2021

Após perder os pais pela Covid-19, médica de 36 anos e grávida também é vitimada pela doença

Estava internada em hospital de Beltrão e o bebê também não sobreviveu. O pai, o médico João Carlos Caneppa, faleceu no dia 16 de março e a mãe, professora, em 13 de abril. São pelo menos 60 médicos falecidos no PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Carmela Louro Caneppa, ocorrido na madrugada de domingo (18) Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, onde se encontrava internada havia alguns dias devido a complicações pela Covid-19. Com 36 anos e grávida de quase seis meses, a Dra. Carmela recém havia perdido os pais por causa da doença, o também médico João Carlos Caneppa e a professora aposentada Neuza Caneppa, que residiam no município de Planalto. O bebê, que se chamaria João Gabriel, também não resistiu. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Mel, como era carinhosamente chamada. (Foto: Arquivo)

A Dra. Carmela (CRM-PR 36.738) era casada com Bruno Nogueira e também deixa um filho de dois anos e um irmão, Rodrigo Caneppa. Natural de Planalto, onde nasceu em 8 de janeiro de 1985, a médica vinha atuando no município de Santo Antonio do Sudoeste, cuja administração emitiu nota oficial lamentando a morte da profissional que atuou na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O sepultamento da médica ocorreu ao final da manhã, ainda do domingo, no cemitério municipal de Planalto, após cortejo fúnebre pela cidade e que mereceu homenagem dos moradores locais.

Com a morte da Dra. Carmela Louro Caneppa, já são pelo menos 60 os médicos que perderam a vida no Paraná em consequência da doença. O Dr. João Carlos Caneppa (CRM-PR 7.246) tinha falecido na madrugada de 16 de março. A despedida também ocorreu no cemitério municipal de Planalto, cidade onde ele morava e trabalhava. A esposa dele, mãe da Dra. Carmela, faleceu no último dia 13 de abril em hospital de Francisco Beltrão. A Sra. Neuza Caneppa, de 66 anos, tinha sido a 11.ª pessoa residente em Planalto a morrer por causa da Covid-19.

clique para ampliarclique para ampliarNota de pesar da administração. (Foto: Reprodução)

O falecimento da jovem médica teve grande repercussão nos municípios onde nasceu e onde trabalhava, com inúmeras manifestações de pesar e solidariedade nas redes sociais. O prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Ortina, juntamente com sua vice Sara Souza e a secretária de saúde, Grasiela Nodari, emitiram nota de pesar, destacando seu trabalho na linha de frente e ainda a perda recente dos pais. O ex-prefeito Zelírio Peron Ferrari registrou: “Hoje (ontem)  tivemos a notícia triste da morte da Dra. Carmela Louro Caneppa, uma jovem médica que dedicou seu talento para cuidar da saúde dos nossos irmãos santo-antonienses. Mais uma vida perdida. Uma vida interrompida precocemente. Como prefeito tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da Dra. Carmela, sua dedicação e sua vontade de exercer essa profissão tão digna. Neste momento de dor, elevemos os nossos pensamentos para que Deus possa consolar os familiares e amigos. Meus mais sinceros sentimentos.”

clique para ampliarclique para ampliarDr. João e D. Neuza. (Foto: Arquivo)

O irmão da médica, o engenheiro eletricista Rodrigo Caneppa, de 40 anos, contou que o pai foi o primeiro a ser diagnosticado. O teste apontou positivo para o coronavírus apenas três dias antes do falecimento. "Nosso pai acabou se contaminando em um atendimento médico, mas o primeiro teste deu negativo e continuou trabalhando. Ele começou a sentir os sintomas e deu positivo no segundo exame, mas isso três dias antes do falecimento. A minha irmã se contaminou cuidando dele e imagino que nossa mãe também", relatou.

Ainda de acordo com Rodrigo, o pai já tinha tempo de trabalho para se aposentar, mas quis continuar trabalhando e no combate à pandemia em razão da escassez de médicos. Já a mãe, mesmo depois da aposentadoria das salas de aula, continuou trabalhando em projeto de incentivo à leitura.

A Dra. Mel, como era conhecida, formou-se em Medicina pela Universidade de Moron, Argentina, tendo revalidado o diploma pela Universidade Federal do Paraná em março de 2015. Registrou-se no Conselho de Medicina do Paraná em agosto de 2016, passando a atuar na região Sudoeste do Paraná. Fazia parte do PSF Santa Isabel, em Santo Antonio.

Dr. João Carlos Caneppa

clique para ampliarclique para ampliarDr. João tinha 44 anos de profissão. (Foto: Arquivo)

O Dr. João Carlos Caneppa era natural de Paracambi (RJ), onde nasceu em 12 de julho de 1948. Formou-se pela Escola de Medicina Souza Marques em dezembro de 1977, tendo se registrado inicialmente no Conselho de Medicina do Rio de Janeiro (n.º 295.335). Transferiu-se para o Paraná no início de 1981, quando se radicou o interior para exercer a atividade. Com mais de 44 anos de exercício da profissão, ele também era servidor público da prefeitura de Planalto, que, com o decreto n.º 5.300, de 16 de março último, determinou luto oficial de três dias

De acordo com o documento, a homenagem se fez “considerando os trabalhos dedicados pelo Sr. João Carlos Caneppa ao Município de Planalto, no decorrer de sua vida como cidadão e médico do serviço público e privado; que a saúde é um dos pilares do bem-estar social e que os servidores da saúde prestam trabalhos de valor inestimável para a sociedade; e que é dever do Poder Público de Planalto render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho e a sua dedicação, contribuíram para o bem-estar de toda a sociedade e para o desenvolvimento do Município.”

HOMENAGEM AOS MÉDICOS FALECIDOS NO PARANÁ - COVID-19. CONFIRA.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios