29/08/2019

Apuração de votos para indicação de conselheiro federal pelo Paraná foi concluída na tarde desta 5ª

Até 17h30h, com todos os votos apurados, chapa 1 teve aproximadamente 60% dos votos válidos e a chapa 2 tem 40%; Formalização da ata retardou homologação do resultado

O Conselho Regional de Medicina do Paraná iniciou às 8h desta quinta-feira, 29, a apuração dos votos da Eleição CFM 2019, em que duas chapas concorreram para preencher os cargos de conselheiros efetivo e suplente representando o Estado. A votação foi exclusivamente pelo meio postal e, ao final da tarde de 28, ao término do prazo para chegada dos votos nos Correios, tinham sido contabilizados 16.330, de universo de 27.846 médicos componentes do colégio eleitoral dentro das regras estabelecidas.
clique para ampliarclique para ampliarDrs. Romualdo e Donizetti, candidatos a conselheiro efetivo. (Foto: CRM-PR)

Às 17h30 desta quinta, a apuração final indicava a confirmação de 15.293 envelopes válidos e 519 inválidos, além de 6142 considerados inaptos (que não serão contabilizados). Do total de votos válidos, praticamente 60% deles (8.717) foram conferidos à chapa 1 e outros 40% (5.837) à chapa 2. Os brancos (280), nulos (436) e inválidos (42) somaram aproximadamente 5% dos votos globais.

A estimativa da comissão eleitoral até aquele momento era de que o sufrágio seria concluído até o início da noite, após resolvida questão levantada pela chapa 2 antes da formalização da ata com homologação da chapa vencedora pela comissão, ficando para ratificação pelo Conselho Federal de Medicina. A partir desta sexta (30), ainda, estará disponível no Portal de Serviços o formulário para justificativa de ausência no pleito.

A posse dos representantes do Paraná no CFM ocorre em outubro, em mandato que se estenderá por cinco anos, até setembro de 2024. A chapa 1, denominada “Ética e Respeito”, é composta por Donizetti Dimer Giamberardino Filho (CRM-PR 5.647), candidato a conselheiro efetivo, Alcindo Cerci Neto (CRM-PR 16.282), candidato a suplente. A chapa 2, “Projeto Dignidade Médica”, é integrada por Romualdo José Ribeiro Gama (CRM-PR 25.231), candidato a conselheiro efetivo, e Walter Marcondes Filho (CRM-PR 4.018), candidato a conselheiro suplente.

Todas as informações sobre o pleito, inclusive com o perfil dos candidatos e as propostas de suas chapas podem ser conferidas no Portal das Eleição 2019. Dúvidas devem ser dirimidas pelo e-mail eleicoes@crmpr.org.br ou pelos telefones (41) 3240-4098 / 7808.

A apuração ocorre na sede do CRM-PR, em Curitiba, e, como em anos anteriores, está sendo feita pelos colaboradores do Conselho, sob supervisão dos membros da Comissão Eleitoral e fiscais das chapas concorrentes.

clique para ampliarclique para ampliarApuração dos votos, no Espaço Cultural da Sede. (Foto: CRM-PR)

Justificativa

O médico que não votar poderá justificar o motivo de impedimento até 60 dias após o encerramento da votação (até 27 de outubro de 2019). Caso contrário, será aplicada a multa prevista em lei, de acordo com o Art 6º, §1º, da Resolução CFM nº 2.182/2018.

O médico que possui inscrição em mais de um CRM deverá votar em pelo menos um deles, conforme estipula o Art 6º, §2º da Resolução. Neste caso, se votar somente no outro CRM em que possua inscrição e não no Paraná, será necessário o preenchimento do formulário, informando que votou em outro estado.

O voto para o médico com mais de 70 anos é facultativo e, portanto, não há necessidade de justificativa de voto.

Como justificar: o formulário estará disponível no Portal de Serviços do CRM-PR a partir das 17h do dia 29/08/2019.

Comprovante de voto: após o resultado da apuração, o comprovante de votação estará disponível no Portal de Serviços do CRM-PR (menu "Declarações e Certidões" > "Certidão Eleitoral") para os médicos que votaram e para os que justificaram o voto.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes das chapas e da comissão eleitoral na recepção aos votos dos Correios. (Foto: CRM-PR)

Atualize seu cadastro

É dever do médico manter seus dados cadastrais atualizados no Conselho. Essa conferência e/ou atualização pode ser facilmente feita no Portal de Serviços, onde também é possível emitir declarações, certidões, 2ª via de documentos e fazer registro de especialidade.

Manter dados de contato como telefone, e-mail, endereço residencial e comercial atualizados é obrigação do médico e possibilita também o recebimento de informativos, boletins eletrônicos e SMS com divulgação de eventos de Educação Médica Continuada, publicações e informações de interesse da classe, seja para o dia a dia da profissão como para conhecimento e interação com os colegas.

Em caso de dúvida entre em contato pelo e-mail protocolo@crmpr.org.br ou pelo telefone (41) 3240-4000.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios